Logo Mais Retorno
termos

Dólar Flutuante

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/04/2019 às 18:19 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é o dólar flutuante?

O dólar flutuante é o termo usado para se referir à modalidade de câmbio aplicado ao dólar durante a sua conversão para as moedas locais. Segundo a política de câmbio flutuante, as cotações devem variar conforme a lei da oferta e da demanda, de modo que quanto maior for a sua disponibilidade em circulação, menor também é o seu valor.

Muitos chegam a confundir o termo “dólar flutuante” como um sinônimo do dólar turismo e/ou do dólar comercial. No entanto, embora compartilhem características semelhantes, não são a mesma coisa.

De acordo com as diretrizes cambiais do Brasil, atualmente toda coração do dólar obedece ao modelo flutuante, mas essa relação não é necessária e nem obrigatória em todos os mercados.

Como as moedas flutuantes funcionam?

Moedas flutuantes seguem uma cotação do tipo variável, em oposição a uma taxa fixa previamente controlada pelos governos.

Isso significa que, como as moedas também são consideradas ativos, e ativos obedecem sobretudo à lei da oferta e da demanda, a necessidade de consumidores por ela também determina o seu preço.

Se mais pessoas estão dispostas a comprá-las, mais caras elas se tornam. Por outro lado, se o interesse por parte do comprador é baixo, mais barata é a aquisição.

Cientes disso, os países que adotam o câmbio flutuante continuam a fazer uso de diversos artifícios de controle cambial, despejando e recolhendo as moedas do mercado (em especial, o dólar) sempre que a oscilação é considerada excessiva e perigosa para a estabilidade econômica desejada.

Se te interessa saber mais detalhes sobre a cotação do dólar e as diferentes formas de encontrá-lo, leia os artigos completos sobre o dólar comercial, o dólar turismo e o dólar paralelo.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!