Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Direct Response

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:06/05/2021 às 20:24 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é direct response?

Direct response é um termo sinônimo de marketing direto, modalidade de marketing em que as ações são realizadas para que os consumidores respondam de imediato à proposta, sem pensar muito. 

Para alcançar esse objetivo, as campanhas de marketing direto trabalham com gatilhos que levam o público a efetuar alguma ação rapidamente, preferencialmente, a compra. Será que as empresas que trabalham com esse estilo de marketing têm mais desempenho?

Como funciona o direct response?

A maioria dos anúncios que você vê, seja na TV ou na Internet, buscam promover uma marca. Já no direct response, o intuito é gerar retorno do investimento imediatamente. Propagandas normais levam meses e até anos para tornar uma empresa conhecida, já o marketing direto foi feito para fechar negócios instantaneamente. 

Estes são os pilares do direct response:

Oferta irresistível

Você já andou pelo shopping e bateu o olho em um produto de qualidade e com condições de pagamento surpreendentes? O impulso age e, mesmo que você não esteja precisando daquilo naquele momento, você não pode deixar a oportunidade passar. É assim que você cai em uma oferta irresistível. 

No direct response, os mercadólogos priorizam divulgar o produto, seu custo/período de teste de um serviço, garantias, bônus, limite de quantidade etc. A ideia é tornar a oferta atraente, para que seja adquirida naquele momento, não depois.  

Informações relevantes

Apesar de tanto apelo para que os consumidores comprem sem pensar muito, o direct response preza pelas informações de qualidade. Assim, os anúncios explicam o que é e para que serve o produto, como ele pode resolver um problema que o possível cliente tem e tudo o mais.

Depoimentos de clientes, selos e certificados também fazem parte dessas informações relevantes, já que eles ajudam o público a confiar no produto. 

Chamada para ação

Ao fim de tudo isso, o público é conduzido a uma ação por meio de um comando curto e objetivo, também chamado de call to action (CTA). São exemplos:

  • Utilize esse cupom;
  • Entre em contato agora;
  • Assine nossa newsletter;
  • Baixe a versão de teste.

O marketing do tipo direct response é praticamente a base de alguns negócios do ramo do e-commerce e dropshipping. 

Ele é facilmente rastreável, ou seja, é fácil achar os contatos que compraram ou que estiveram próximos de fechar a compra. 

Outra vantagem é que ele estabelece uma comunicação direta e bastante assertiva com a audiência. Em vez de anúncios que se perdem nas redes sociais, o potencial cliente pode receber um e-mail ou uma ligação da marca, isto é, a abordagem é bem mais incisiva. 

O direct response é mais lucrativo? 

Os principais meios de pôr em prática o direct response são o telemarketing, e-mail marketing, SMS marketing e mala direta. Entre eles, a mala direta, que é o envio de uma correspondência ou pacote ao endereço do possível cliente, se destaca bastante já que:

  • Pode aumentar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) em 60% e o número de potenciais clientes em 53%;
  • 70% dos consumidores afirmam que a mala direta é mais pessoal que as interações digitais;
  • 62% dos consumidores que responderam à mala direta nos últimos três meses fizeram uma compra. 

Mas as empresas realmente fazem direct response?

A agência Sunset Comunicação, por exemplo, conseguiu arrecadar US$ 77 mil em um projeto social por meio do e-mail marketing. 

A SuperBonus, empresa de cartão de crédito, por meio da mala direta, fez com que seus clientes aumentassem em 12,27% seus gastos. O ROI da campanha foi de 29% em 11 meses. 

Assim, não faltam ótimos cases de empresas comuns que obtiveram excelentes resultados com o direct response. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados