Última modificação em 3 de outubro de 2019

O que é Desconto de Duplicatas?

O procedimento de Desconto de Duplicatas, também chamado de Desconto de Títulos, consiste no adiantamento de recebíveis de uma empresa por uma instituição financeira.

É bastante utilizado no adiantamento do recebimento de compras parceladas por clientes, situação na qual a instituição financeira realiza o pagamento integral à empresa cedente com os descontos aplicáveis e recebe o valor corrigido por juros do cliente final futuramente.

Tipos de Desconto de Duplicatas

 

O Desconto de Duplicatas pode ser obtido de várias formas. As mais comuns incluem:

Encargos em um Desconto de Duplicatas

Quando a instituição financeira realiza o adiantamento do pagamento ao interessado, existe uma porcentagem deduzida do valor total a ser pago, que é chamada de taxa de desconto. Quando uma venda é feita à prazo, normalmente aplica-se sobre o valor da venda uma porcentagem de juros caso a opção de pagamento escolhida seja parcelada.

Com o Desconto de Duplicatas, normalmente, a instituição financeira que realiza o adiantamento dos recebíveis deduz o valor total dos juros a serem recebidos futuramente, pagando somente o valor real do bem no presente e desconsiderando os valores acrescidos pelo parcelamento da compra.

O banco ou instituição financeira também deduz do valor do adiantamento as taxas e encargos administrativos resultantes da operação, como IOF e impostos.

Por que utilizar o desconto o Desconto de Duplicatas?

Apesar do procedimento apresentar algumas deduções dos valores, existem algumas vantagens na utilização do Desconto de Duplicatas, acompanhe:

Quais os contras no Desconto de Duplicatas?

É importante que as empresas tenham controle econômico e planejamento financeiro antes de realizar tais procedimentos, visto que o saldo futuro não contará mais com o recebimento dos valores acordados no desconto de duplicatas.

Diferentemente do processo de factoring ou de securitização de recebíveis, em que a empresa que solicita o procedimento deixa de ser responsável pela quitação da dívida de seus clientes, o Desconto de Duplicatas permite que o banco ou instituição financeira regresse seu posicionamento em caso de não quitação por parte dos devedores originais, os clientes.

Dessa forma, a empresa solicitante volta a ser responsável pela dívida, com inclusão de juros de mora e multa pelo atraso de pagamento ocorrido. A empresa cedente mantém uma dívida financeira com o banco até que esta seja completamente sanada, haja solicitação de reembolso, protesto em cartório ou ações judiciais.

 

Termo do dia

Yield To Maturity

O que é yield to maturity? O yield to maturity (também chamado de rendimento à maturidade, rendimento contábil, rendimento até o vencimento e rendimento de resgate…