Desconto de Duplicatas
O que é Desconto de Duplicatas?
O procedimento de Desconto de Duplicatas, também chamado de Desconto de Títulos, consiste no adiantamento de recebíveis de uma empresa por uma instituição financeira.
É bastante utilizado no adiantamento do recebimento de compras parceladas por clientes, situação na qual a instituição financeira realiza o pagamento integral à empresa cedente com os descontos aplicáveis e recebe o valor corrigido por juros do cliente final futuramente.
Tipos de Desconto de Duplicatas
O Desconto de Duplicatas pode ser obtido de várias formas. As mais comuns incluem:
- Cobrança simplificada, ou simples, em que a empresa recebe o valor das duplicatas que possui e conta que o seu comprador honrará o compromisso de pagar o valor devido. Em caso de inadimplência, o valor restante é descontado da empresa que solicitou o adiantamento;
- Cobrança caucionada, em que a empresa realiza a penhora de todas as suas duplicatas, tendo direito junto à instituição financeira de solicitar uma parte desse valor como adiantamento de crédito.
Encargos em um Desconto de Duplicatas
Quando a instituição financeira realiza o adiantamento do pagamento ao interessado, existe uma porcentagem deduzida do valor total a ser pago, que é chamada de taxa de desconto. Quando uma venda é feita à prazo, normalmente aplica-se sobre o valor da venda uma porcentagem de juros caso a opção de pagamento escolhida seja parcelada.
Com o Desconto de Duplicatas, normalmente, a instituição financeira que realiza o adiantamento dos recebíveis deduz o valor total dos juros a serem recebidos futuramente, pagando somente o valor real do bem no presente e desconsiderando os valores acrescidos pelo parcelamento da compra.
O banco ou instituição financeira também deduz do valor do adiantamento as taxas e encargos administrativos resultantes da operação, como IOF e impostos.
Por que utilizar o desconto o Desconto de Duplicatas?
Apesar do procedimento apresentar algumas deduções dos valores, existem algumas vantagens na utilização do Desconto de Duplicatas, acompanhe:
- Aumento do capital de giro atual da empresa, visando fazer investimentos que necessitem da verba total líquida antes de seus vencimentos;
- Manter um fluxo de caixa positivo, evitando juros de cheque especial e cartões de crédito, ou saldar dívidas e evitar atrasos no pagamentos;
- Maior poder de negociação com fornecedores.
Quais os contras no Desconto de Duplicatas?
É importante que as empresas tenham controle econômico e planejamento financeiro antes de realizar tais procedimentos, visto que o saldo futuro não contará mais com o recebimento dos valores acordados no desconto de duplicatas.
Diferentemente do processo de factoring ou de securitização de recebíveis, em que a empresa que solicita o procedimento deixa de ser responsável pela quitação da dívida de seus clientes, o Desconto de Duplicatas permite que o banco ou instituição financeira regresse seu posicionamento em caso de não quitação por parte dos devedores originais, os clientes.
Dessa forma, a empresa solicitante volta a ser responsável pela dívida, com inclusão de juros de mora e multa pelo atraso de pagamento ocorrido. A empresa cedente mantém uma dívida financeira com o banco até que esta seja completamente sanada, haja solicitação de reembolso, protesto em cartório ou ações judiciais.