Última modificação em 3 de fevereiro de 2021

O que é Defined Outcome Investing?

Defined Outcome Investing - traduzido para o Português como "investimentos de resultado definido" - são aqueles que o investidor tem ciência de quanto será sua rentabilidade no momento no qual faz a aplicação.

A maioria dos investimentos que têm resultado definido são os títulos de renda fixa, ao passo que investimentos em renda variável, como o próprio nome já mostra, não são passíveis de definição do resultado.

Embora grande parte dos títulos de renda fixa sejam Defined Outcome Investing, nem todos apresentam essa característica.

Por vezes vemos pessoas que não têm tanta compreensão sobre o mundo dos investimentos usarem a expressão “investimento de resultado definido” como sinônimo de renda fixa.

Além de tal definição ser simplista, ela ainda incorre em um erro, uma vez que já falamos que não necessariamente todo investimento de renda fixa terá seu resultado definido.

Tendo isso em vista, vamos partir para a análise mais aprofundada dos Defined Outcome Investing focando em alguns tipos de aplicação em renda fixa.

Como funcionam os Defined Outcome Investing?

Como dissemos, os representantes de investimentos com resultado definido são os títulos de renda fixa, embora nem todos entrem nessa categoria.

Mas por que nem todo investimento em renda fixa é um investimento com resultado definido Para compreender isso é preciso saber como funciona a rentabilidade de títulos de renda fixa.

Basicamente, existem duas formas possíveis de rendimento para renda fixa: indexadores e taxas de rendimento.

Quando falamos em títulos de renda fixa que rendem a partir de indexadores, estamos falando daqueles que rendem associados a taxas de juros que variam, como a taxa Selic (taxa básica de juros) e o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Títulos do Tesouro Direto indexados ao IPCA, por exemplo, não podem ter seu resultado definido. Isso porque a inflação varia ao longo do tempo.

Desse modo, ao comprar um título indexado ao IPCA, o investidor não pode saber quanto terá de rendimento ao final da aplicação. Por isso esse tipo de título é chamado de pós-fixado.

Por outro lado, os Defined Outcome Investing estão associados a uma taxa de rendimento pré-determinada ou pré-fixada: se você compra um título do Tesouro Direto a uma taxa anual de rendimento de 5% ao ano, é possível fazer os cálculos e saber quanto você terá de resultado ao final da aplicação.

Podemos dizer, então, que investimentos de resultado definido são prefixados, ou seja, atrelados a uma taxa de juros fixa e pré-determinada.

Para quem são indicados os Defined Outcome Investing?

Investimentos de resultado definido são indicados para todos os investidores, desde o perfil mais conservador até o mais agressivo. Isso porque esses investimentos podem trazer vantagens para todos os perfis.

No caso de investidores conservadores, saber quanto será seu rendimento ao final da aplicação é positivo por trazer o fator segurança.

Muitos iniciantes no mundo dos investimentos têm medo de começar em virtude do risco de perda envolvido. Porém, um investimento de resultado definido pode afastar esse medo, uma vez que a pessoa saberá quanto irá receber ao final.

Vale ressaltar que isso não significa que os Defined Outcome Investing não tenham riscos, pois eles têm. O que queremos dizer é que esse risco é menor.

Além disso, esse tipo de investimento conta também com o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que aumenta a segurança da aplicação. Já no caso de investidores de perfil moderado a agressivo, possuir investimentos de resultado definido é positivo porque é uma forma de diversificar a carteira.

Ter uma carteira diversificada é importante para evitar perdas muito grandes. Isso porque quando um investimento vai mal o impacto será menor se outros vão bem.

Portanto, é indicado que investidores tenham em suas carteiras investimentos de resultado definido.

Termo do dia

Carrier

O que é carrier? Carrier é a designação para uma pessoa ou empresa que transporta outras pessoas ou mercadorias. Geralmente, se anuncia como disponível para fazer…