Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Perfil agressivo

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:13/01/2020 às 17:18 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é o perfil agressivo?

Perfil agressivo é o nome dado a um tipo específico de investidor, categorizado conforme a sua tolerância ao risco e de quanto da previsibilidade ele está disposto a ceder em troca de maior rentabilidade em seus investimentos.

Nesse caso, o investidor tem a maior tolerância ao risco dentre todos outros perfis de investidor, de modo que mesmo tendo alguns títulos mais seguros compondo a sua carteira, o seu foco é outro: os ativos mais arriscados, e por isso com maior possibilidade de lucro do mercado financeiro.

No artigo completo que preparamos acerca do chamado perfil arrojado, citamos cuidar dos nossos sobrinhos como metáfora para tratar do nível de risco aceito por esse perfil. É o seguinte: "Esse negócio é, para ele, como cuidar dos seus sobrinhos no fim de semana: dá trabalho, mas também traz muitas alegrias, sem assumir todo o risco do mundo".

Para trazer o perfil agressivo para o seu cotidiano, com exemplos que façam todo sentido no seu dia a dia, finalmente entendemos: ter um perfil agressivo é exatamente como ter filhos.

Veja bem: todo risco está com os pais. Fora os 9 meses de mudanças corporais perigosas para a saúde da mulher, são anos lidando com outro ser humano descobrindo o mundo. E se você se distrair e o seu bebê destruir toda a sua coleção de discos de vinis (que você julgava estar bem escondida dentro do armário, diga-se de passagem)?

Ou, pior, se mesmo dando o seu melhor na educação dele, o seu filho crescer e se mostrar um adulto com sérios desvios de caráter? Por que aceitar o risco de tamanha dor, frustração e decepção?

Porque, para a maioria, vale a pena. A "parte boa" compensa e faz você achar uma dádiva ter uma criança - depois de choramingar um pouco pelos seus discos, é claro.

No caso do perfil agressivo é a mesma coisa. Em alguns casos, ele corre o risco de perder tudo nos seus investimentos e ainda sair no prejuízo. Por que alguém em sã consciência faria isso? Porque, para ele, vale a pena.

Os lucros que ele pode ter, e geralmente alcança mesmo se criar uma boa estratégia, faz com que ele ache uma dádiva arriscar tanto. As pequenas perdas no caminho, como a coleção de vinis destruída, não são nada divertidas, mas são contornáveis. O choramingo passa e a dádiva, nesse caso em dinheiro, é bem maior.

Ao se identificar com o perfil agressivo, o melhor que você pode fazer é estudar mais acerca dos ativos mais comumente indicados para essa categoria. Essa é uma dica a se reforçar, já que aqui os perigos são bem grandes. Compor uma carteira já não é tarefa fácil. Com ativos de alto risco, então, nem se fala.

Para este perfil, as opções mais usuais são:

  • CDB;
  • LCI;
  • LCA;
  • Debêntures;
  • CRI e CRA; 
  • Fundos multimercado de média e a alta volatilidade; 
  • Fundos de Ações; 
  • Fundos Imobiliários;
  • ETFs e COEs;
  • Operações em Ações;
  • Operações em Derivativos (Opções e Mercado Futuro).

Não sei qual é o meu perfil como investidor… E agora?

O perfil agressivo não é o único que existe. Na verdade, além dele existem ainda: o perfil conservador, o perfil moderado e o perfil arrojado, do qual já falamos no primeiro tópico deste artigo.

"Mas como eu faço para descobrir qual é o meu perfil como investidor?", você deve estar se perguntando. E a resposta é mais simples do que você pensa, acredite.

Aqui no Mais Retorno, nós já preparamos um teste rápido e completo especialmente para você. Nele, você seleciona algumas respostas a perguntas direcionadas e em poucos instantes já descobre qual é exatamente o seu perfil, para poder escolher os melhores investimentos para você daqui para frente. Incrível, né? Para realizar o teste, é bem simples: basta clicar aqui .

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados