Debêntures Conversíveis
O que são Debêntures Conversíveis?
Uma debênture conversível é um tipo de dívida de longo prazo emitida por uma empresa que pode ser convertida em ações após um período especificado. As debêntures conversíveis são geralmente títulos ou empréstimos que podem ou não ser garantidos. No caso das debêntures com garantia, elas podem ser do tipo Garantia Real, Garantia Flutuante.
Esses títulos de dívida de longo prazo pagam juros devidos ao detentor do título, que é o credor. A característica única das debêntures conversíveis, é que elas são conversíveis (daí seu nome) em ações em um período predeterminado. Esse recurso fornece ao detentor do título alguma segurança que pode compensar parte do risco envolvido no investimento em dívida não garantida.
Como funcionam as Debêntures Conversíveis?
Normalmente, as empresas levantam capital emitindo dívida, na forma de títulos ou ações. Uma debênture conversível é um produto de dívida financeira híbrida. As empresas usam debêntures conversíveis como empréstimos a uma taxa pré-determinada, pagando juros ao detentor do título.
Os portadores de debêntures conversíveis também têm a opção de manter o empréstimo até o vencimento — momento em que recebem o retorno do principal — ou converter em ações da empresa emissora em uma data determinada. O empréstimo só pode ser convertido em ações depois de um tempo predeterminado, conforme as regras especificadas na oferta do título.
Uma debênture conversível geralmente oferece uma taxa de juros mais baixa, uma vez que o detentor da dívida tem a opção de converter o empréstimo em ações. Os investidores desse tipo de título, geralmente estão dispostos a aceitar uma taxa de juros mais baixa em troca da opção de converter a dívida em ações.
O número de ações que o detentor dos títulos recebe para cada debênture também é determinado no momento da emissão com base em uma taxa de conversão. Por exemplo, a empresa pode distribuir 10 ações para cada debênture com um valor nominal de R$ 1.000,00 — a uma taxa de conversão de 10:1.
Quais as vantagens das Debêntures Conversíveis?
Uma debênture conversível é considerada um título de crédito "misto" por apresentar mais de uma opção de pagamento da dívida ao investidor. Também é bem quista no mercado por indicar uma certa confiança no investimento e, em alguns casos, gerar retornos maiores que os esperados.
Veja algumas vantagens da utilização dos Debêntures Conversíveis:
- A utilização dos Debêntures Conversíveis permite que a empresa emissora capte um valor maior de recursos por oferecer uma maior garantia e facilidade de pagamento aos investidores. É uma das possibilidades de financiamento à longo prazo ofertadas para empresas no mercado de títulos;
- Proporciona estabilidade do fluxo de caixa da empresa emissora, evitando grandes retiradas de valores e gerando mais interesse em novos investidores;
- Apresenta um risco mais baixo com juros menores que as debêntures tradicionais;
- Baixo custo operacional se comparado a outras taxas de juros negociadas no mercado;
- Tem seu valor corrigido de acordo com a valorização da ação da empresa no mercado.
Quais as regras de emissão de Debêntures Conversíveis?
A empresa emissora deverá estabelecer previamente as condições da conversão do pagamento dos títulos em ações, tais como:
- Qual o número de ações que corresponderá às debêntures adquiridos;
- A relação de valor entre as ações e o investimento correspondente à debênture;
- Qual a natureza e espécie das ações que serão ofertadas como forma de pagamento;
- Qual o prazo mínimo de conversão ou período a ser cumprido para que o detentor do título possa converter suas debêntures em ações e se tornar acionista da empresa emissora.
Após ter suas especificações pré-definidas, a empresa emissora deverá escolher uma instituição intermediadora para ofertar suas debêntures conversíveis.