Darvas Box

Última modificação em 01 de Setembro de 2021 às 04:05

O que é Darvas Box?

Darvas Box é uma teoria de estratégia de negociação que visa ações que usam máximas e volume como os indicadores-chave. Desenvolvida por Nicolas Darvas, envolve a compra de ações que estejam sendo negociadas em novas máximas e, a partir daí, desenhar uma “caixa” em torno das máximas e mínimas recentes para estabelecer um ponto de entrada e — finalmente — colocar a ordem de stop loss.

Uma ação é considerada em uma Darvas Box quando o preço sobe acima da máxima anterior, mas que logo cai para um preço não muito distante dessa mesma máxima. Para isso, ela usa a teoria do momentum do mercado junto com uma análise técnica para determinar a melhor hora de entrar e sair dele.

Como a teoria de Darvas Box funciona?

Uma Darvas Box pode ser considerada como um indicador bastante simples e é criada a partir de um desenho de uma linha ao longo de altos e baixos. Conforme essas variáveis forem atualizadas ao longo do tempo, é possível notar caixas crescentes ou decrescentes nesse gráfico. Ela sugere, porém, que apenas as caixas crescentes sejam negociadas e que as máximas das caixas violadas sejam utilizadas para atualizar as ordens de stop loss.

Apesar de ser considerada como uma estratégia amplamente técnica, a Darvas Box tem se misturado a algumas análises fundamentais com o intuito de determinar quais ações devem ser visadas. Isso porque o criador da teoria acreditava que o método funcionava melhor quando era aplicado a setores com um potencial maior para estimular consumidores e investidores com produtos revolucionários.

Além disso, Nicolas Darvas também preferia as empresas que apresentavam grandes lucros ao longo do tempo. Ele frisava que essa era a melhor escolha, especialmente se o mercado de uma forma geral estivesse agitado no momento.

Quais são as limitações da Darvas Box?

Como toda teoria tem seus críticos, os mesmos atribuem o sucesso inicial da Darvas Box ao fato do seu criador ter negociado em um mercado muito altista. Sendo assim, afirmam que os mesmos resultados não podem ser alcançados se a mesma técnica for utilizada em um mercado baixista. Sendo assim, seria justo dizer que seguir essa estratégia produzirá pequenas perdas no geral — especialmente quando a tendência não se desenvolver conforme o que foi planejado.

O uso de uma ordem de stop loss à direita que segue o momentum conforme ela mesma se desenvolve se tornou um grampo de muitas estratégias técnicas desenvolvidas desde Darvas. Como acontece com várias outras teorias de negociação, o verdadeiro valor de uma Darvas Box pode realmente ser a disciplina que ela desenvolve nos traders quando o assunto é controlar o risco e seguir com o plano.

Como seria a teoria de Darvas Box na prática?

A teoria da Darvas Box incentiva os comerciantes a se concentrarem nos setores que estejam em crescimento no momento, ou seja, aqueles que os investidores esperam que superem o mercado geral. No desenvolvimento do sistema, algumas ações dessas indústrias foram selecionadas e seus preções e negociações foram monitorados todos os dias. Para isso, o volume foi utilizado como a principal indicação para descobrir se um estoque estava ou não pronto para fazer um movimento forte.

Uma vez que um volume incomum foi percebido, logo foi criado uma Darvas Box com um preço com base nas elevações recentes e nas baixas dos pregões. Dentro da caixa, essa baixa do estoque para um período de tempo específico representa o piso e, consequentemente, as altas criam o teto.

Quando o estoque rompe o teto da caixa atual, é o momento de comprá-lo e usar todo o teto dessa caixa violada como o stop loss para a posição. Sendo assim, à medida em que mais caixas forem violadas, a negociação aumenta — o que move a ordem de stop loss para cima. Ela geralmente termina somente quando essa ordem é acionada.

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo