termos

Chamada de Bônus

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/07/2021 às 02:40 - Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é chamada de bônus?

Uma chamada de bônus é um resgate desse bônus feito pelo emitente mediante o pagamento antes do vencimento. Nessa operação, o emissor exerce o seu direito de fazer a compra junto a um investidor a um preço e uma data pré-determinados. Isso corresponde a dizer que ele possuía uma opção de chamada ou de compra, ou seja, uma call option.

Esse tipo de cláusula é bastante comum em papéis da dívida externa privada brasileira. Ela é principalmente vista em Eurobônus que são emitidos por empresas do setor privado. Para esse contexto, seria bastante interessante saber mais sobre as opções de chamada e como elas funcionam.

O que são opções de chamada? O que têm a ver com a chamada de bônus?

Também conhecidas como option calls, para que elas existam — e, consequentemente, a chamada de bônus —, é preciso que o instrumento subjacente seja um título, uma ação, commodity, moeda estrangeira ou qualquer outro instrumento comercializado. O titular da opção de compra tem o direito — mas não a obrigação — de comprar os instrumentos de valores mobiliários subjacente a um determinado preço de exercício dentro de um período específico.

O vendedor de uma opção, às vezes, pode ser denominado como lançador. Esse indivíduo deve cumprir o contrato e entregar o ativo subjacente se a opção for exercida. Quando o preço de compra for menor que o de mercado, o titular poderá usar sua opção para comprar o instrumento pelo preço de exercício mais baixo.

Já se o preço de mercado for menor que o preço de exercício, a opção de compra expira sem ser utilizada e sem valor. Uma opção de compra também pode ser vendida antes da data de vencimento se tiver o valor intrínseco baseado nos movimentos do mercado.

Como funcionam as opções de chamada? 

As option calls, como dito anteriormente, são um tipo de contrato derivativo que dá ao detentor o direito de comprar um determinado número de ações a um preço pré-determinado, que é conhecido como o preço de exercício da opção. Se o preço de mercado da ação subir acima do preço de exercício, o titular pode exercê-la, comprando pelo preço de exercício e vendendo pelo maior preço de mercado para garantir o lucro.

Por outro lado, as opções de chamada duram apenas um período limitado de tempo. Se o preço de mercado não subir acima do preço de exercício durante esse período, as opções poderão expirar sem valor.

Já as opções de venda são as contrapartes das opções de compra. São elas que dão ao detentor o direito de vender — e não comprar, se não quiser — o título subjacente a um preço específico no vencimento ou antes dele.

Os investidores sempre considerarão a compra de opções se estiverem otimistas sobre as perspectivas de suas ações subjacentes. Para eles, elas podem ser uma forma mais atraente de especular sobre as perspectivas de uma empresa devido à alavancagem que oferecem. Para um investidor que está confiante de que as ações de um negócio vai subir, comprar ações indiretamente por meio de opções de compra pode ser uma bela forma de aumentar o seu poder de compra.

O que são os leilões de chamada?

Em um leilão de chamadas, ou call auction, a bolsa de valores define um período de tempo específico para que uma ação seja negociada. Os leilões são mais comuns nas bolsas menores que oferecem um número limitado de ações. Todos os títulos podem ser chamados para negociação simultaneamente ou podem ser negociados sequencialmente.

Os compradores de uma ação estipularão seu preço máximo aceitável e, depois, os vendedores designarão seu preço mínimo aceitável. Todos os comerciantes de ações interessados devem estar presentes no leilão ao mesmo tempo.

Ao término do período da convocação do leilão, o título fica sem liquidez até a sua próxima convocação. Os governos, às vezes, empregam leilões de chamadas quando vendem títulos nominais, letras e títulos do tesouro. São nessas situações que a chamada de bônus pode aparecer.

Aqui, é importante frisar que as ofertas em um leilão desses têm preços, o que significa que os participantes especificam o preço que estão dispostos a pagar com antecedência. Isso significas que eles não podem limitar a extensão de seus ganhos ou perdas porque seus pedidos são atendidos ao preço alcançado durante o leilão.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!