Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Cascata de disponibilidade

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:08/11/2019 às 18:11 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é a cascata de disponibilidade?

Cascata de disponibilidade é um fenômeno psicológico que dita que, quanto mais vezes somos expostos a uma determinada ideia, mais abertos a considerá-la verdade nos tornamos.

Em outras palavras, é a origem do ditado de que "uma mesma mentira, repetida várias e várias vezes, se torna verdade". Você já ouviu? Ele vem tomando um papel central nas discussões atuais sobre a distorção das notícias nas redes sociais, por exemplo, mas se engana quem acredita que os seus efeitos se limitam àquela discussão sobre política e chuva de links duvidosos no grupo da família no WhatsApp.

A cascata de disponibilidade é, sobretudo, uma irmã da heurística da disponibilidade - outro viés cognitivo, segundo o qual determinamos a probabilidade de um evento ocorrer de acordo com a facilidade com que nos lembramos de um evento semelhante ocorrido no passado.

Os dois fenômenos se retroalimentam. Isto é, enquanto a heurística da disponibilidade se utiliza da cascata para executar essa conta mental, a cascata se manifesta na prática através da heurística. Sem uma, a outra não existe.

Você percebe o quanto isso é perigoso? Afinal de contas, repetir incessantemente que o céu é marrom não faz com que ele deixe de ser azul.

Como os fatos-alvo da cascata de disponibilidade não costumam ser tão radicais, é muito mais difícil percebê-la e desenvolver imunidade a ela.

Além disso, não podemos nos esquecer da natureza do viés cognitivo: é uma falha no processamento de informações, dentro do cérebro, que tem como característica principal o seu disfarce lógico. Em outras palavras: à primeira vista, eles até fazem bastante sentido.

O problema é que, no dia a dia, raramente passamos da primeira vista e o resultado é nítido: adotamos aquele raciocínio como verdadeiro e tomamos inúmeras decisões, inclusive as mais importantes, baseadas nele.

Como a cascata de disponibilidade afeta a sua vida financeira?

Como dissemos, nem só de WhatsApp a cascata de disponibilidade se alimenta e não apenas em discussões políticas se lança mão dela.

Vamos partir para um exemplo prático: você consegue imaginar por que tantos brasileiros enxergam a poupança como a melhor das aplicações e, até, consideram produtos como títulos de capitalização um tipo de investimento?

Porque elas foram bombardeadas com essas afirmações a vida inteira. Na televisão, as propagandas veiculadas ao grande público passaram longos anos reforçando esses padrões de aplicações, sem falar no gerente do banco que sempre que encontra um cliente passa longos minutos contando das vantagens do título de capitalização, por exemplo.

São mentiras tão repetidas que se tornaram verdade. Logo, sempre que essas pessoas pensarem a respeito de um investimento a fazer, essas opções serão as primeiras a serem "entregues" pelo cérebro.

Outro alvo fácil da cascata de disponibilidade são os comportamentos de consumo.

Não pode comemorar um aniversário sem presente. Não pode comemorar um Dia dos Namorados sem presente. Não pode comemorar um Natal sem presente. Um Dia das Crianças, um Dia dos Pais, um Ano Novo…

Ano após anos, novas datas comerciais surgem e logo somos bombardeados de que não tem a menor graça vivenciá-la sem comprar um agradinho no shopping. Até nos sentimos mal, como se algo estivesse faltamos e atrelamos o consumo ao afeto.

Oras, o Dia dos Namorados começou a ser comemorado por aqui em 1948. Será que antes disso os namorados não se amavam?

Antes de reclamar da nossa falta de romantismo, saiba que acreditamos que você pode comprar presentes para quem quiser, quando quiser… Se tiver dinheiro para isso.

O que se vê, por outro lado, são pessoas se endividando porque elas acreditam mesmo que Natal sem presente não é Natal. E pior: elas mal se dão conta de que essa não é uma ideia delas, mas uma mentira repetida uma e outra vez, até que se tornou verdade. Típica cascata, né?!

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados