Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Título de Capitalização

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:12/09/2019 às 15:21 -
Atualizado 5 anos atrás
Compartilhe:

O que é título de capitalização?

Um título de capitalização é um produto financeiro oferecido em que o investidor tem a oportunidade de preservar o seu capital para a participação de sorteios.

Embora pareça um pouco maluco, a ideia é realmente oferecer aos clientes algo que una aspectos de um investimento (vamos discutir o quanto isso é verdade na sequência) com uma loteria — neste caso, o próprio sorteio. Na prática, porém, é mais associado a uma espécie alternativa de seguro.

O título de capitalização é gerenciado e fiscalizado pela Susep (Superintendência de Seguros Privados). No entanto, empresas financeiras (tais como bancos) são aquelas que se encarregam de disponibilizá-los aos seus clientes, pois é de interesse delas manter o dinheiro consigo.

Como funciona o título de capitalização?

Durante um período de tempo pré-determinado, uma pessoa pode permitir ao banco retiradas programadas de sua conta bancária e destiná-las à compra dos títulos de capitalização. Esse é um processo comum também na poupança, com o proprietário da conta autorizando a transferência automática.

Esse dinheiro é destinado, conforme adiantamos, para a participação de sorteios e prêmios. Ao final do prazo escolhido, o dinheiro pode ser retirado. Ou seja, de certa forma é uma iniciativa mais voltada para ajudar a economizar dinheiro e que apresenta prêmios como estímulo para esse objetivo.

Quais são os tipos de títulos de capitalização?

Existem quatro tipos de títulos de capitalização, cada um deles focado em um tipo de público diferente. São eles:

  • Tradicional: o resgate do capital aplicado é total, desde que não exista qualquer tipo de pendência financeira. Não é recomendado para quem precise antecipar o dinheiro, pois há perda de parte dele.
  • Popular: é um sorteio destinado aos prêmios atrativos, realizados semestralmente. Não há garantia de devolução total do valor aplicado.
  • Compra programada: uma ficha é preenchida e o investidor pode escolher entre a devolução do dinheiro após o prazo ou trocá-lo por um serviço.
  • Incentivo: são aplicações diretamente relacionadas com eventos promocionais das empresas financeiras. É comum em bancos como razão para que seus clientes sigam participando delas.

O título de capitalização é um investimento?

Ao contrário do que costuma se dizer, um título de capitalização não é um investimento. O valor empregado é destinado diretamente à participação dos sorteios, porém na maioria das vezes não há qualquer valorização do dinheiro. Ademais, o valor retornado pode ser até inferior ao aplicado.

Isso significa que mesmo a poupança, que nem de longe é um bom investimento, vai trazer mais ganhos do que deixar o dinheiro em um título de capitalização. Essa prática, na verdade, interessa muito mais às empresas do que aos clientes.

A rentabilidade é apenas um dos problemas que você encontrará nessa prática. O que costuma atrair é a questão da sorte, algo que também chama atenção quando pessoas jogam na loteria. A chance de ganhar algo atrai mais do que o dinheiro que está sendo "perdido" pelo mal uso.

Outras desvantagens de usar um título de capitalização

Há ainda outros dois pontos negativos sobre um título de capitalização. Um deles é a liquidez, que é quase inexistente. Se você precisar do dinheiro antes do prazo, perderá dinheiro. Simples assim.

Temos que mencionar também que não há qualquer proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Ou seja, em outras palavras, se a instituição financeira quebrar, o dinheiro é perdido junto com ela.

Por fim, se a ideia é trabalhar com investimentos, existem muitas opções mais atrativas que um título de capitalização e que a própria poupança, mencionada neste texto.

E não estamos falando de operações de risco, mas de investimentos em renda fixa — como o Tesouro Direto ou até mesmo fundos de investimentos. Se a ideia é buscar um título como forma de valorização do capital, não há qualquer motivo para usar de um título de capitalização.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados