Carlos Takahashi

Última modificação em 29 de Julho de 2021 às 04:30

Quem é Carlos Takahashi?

Carlos Takahashi é um profissional bem conhecido no mercado financeiro por ser, até o atual momento, CEO da BlackRock, empresa muito popular entre investidores por ser uma das principais gestoras de investimentos do mundo.

A BlackRock é bem famosa pela emissão de Exchange Traded Funds (ETFs), permitindo ao pequeno investidor acesso a fundos de índices globais, inclusive com a possibilidade de uma diversificação internacional. Caso invista nessa classe de ativos, é bem provável que você tenha algum produto da empresa na sua carteira.

Hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre a trajetória de Carlos Takahashi e como foi o seu caminho até chegar ao cargo que ocupa atualmente na empresa.

Qual é a formação de Carlos Takahashi?

Carlos Takahashi é paulistano, tendo nascido na cidade de São Paulo no ano de 1961. Sua trajetória profissional começou na escolha do seu curso universitário: a Administração. Assim, ele ingressou na Universidade São Marcos.

A graduação não foi a única conquista acadêmica de Takahashi, que também buscou uma pós-graduação em marketing e serviços. O curso foi realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), antes de também concluir um MBA na renomada Universidade de São Paulo (USP).

Qual é a carreira de Carlos Takahashi no Banco do Brasil?

Posteriormente à sua formação, seu primeiro emprego de destaque foi no tradicional Banco do Brasil, empresa para a qual prestou serviços por mais de 35 anos.

Neste período, ele atuou em diversas áreas do banco como a área de Varejo, Corporate Banking e Private Banking. Não apenas como colaborador, mas especialmente como coordenador e líder em diversas delas.

Dentro do Banco do Brasil, ainda se notabilizou por assumir a presidência da BB DTVM Gestão de Recursos, empresa responsável pela gestão de recursos e fundos de investimentos dos clientes do banco. Ficou nesta posição entre 2009 e 2015.

Outras empresas onde Carlos Takahashi trabalhou

A saída de Carlos Takahashi do Banco do Brasil, em 2015, marcou o encerramento de um ciclo completo profissional. Em tese, foi uma opção pela sua própria aposentadoria. Contudo, abriu portas para outras atuações profissionais no mercado financeiro.

Assim, no ano de 2016, ele assumiu o cargo de CEO da Brain Brasil Investimentos & Negócios, companhia promotora do mercado financeiro no Brasil na qual trabalhou até o ano de 2018. Ele também participou da gestão da Monte Equity Partners de maneira complementar até o ano de 2019.

Takahashi ainda colecionou cargos importantes no Conselho de Administração de empresas gigantescas listadas na bolsa de valores. É o caso das companhias de energia TAESA e Neoenergia, além da Hapvida no setor de saúde. Prova da sua importância dentro do mercado.

Por fim, ainda vale destacar na sua trajetória o cargo de diretor e vice-presidente da ANBIMA ( Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), entre os anos de 2011 e 2015.

O trabalho de Carlos Takahashi na BlackRock

Com um extenso e poderoso currículo, Takahashi chegou até a BlackRock, empresa na qual ocupa atualmente a função de Presidente-Executivo, cargo que assumiu no ano de 2019. Também é Membro do Conselho de Administração da AMEC (Associação de Investidores do Mercado de Capitais).

No entanto, vale destacar que, assim como já fizera no passado, a relação de Takahashi com a BlackRock é mais antiga. O profissional já pertencia ao quadro da empresa como Senior Advisor desde o ano de 2016.

Dentro da gestora, que tem mais de cem bilhões geridos na América Latina, Takahashi exerce papel importante de promoção da marca e dos investimentos no mercado brasileiro. Com o currículo que possui, o profissional certamente pode contribuir com o crescimento da instituição.

Câmara de Arbitragem

Câmara de Arbitragem

O que é Câmara de Arbitragem Uma Câmara de Arbitragem é um órgão privado voltado à resolução extrajudicial de conflitos. Em outras palavras, ele se dedica...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo