termos

Carlos Alberto Sicupira

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:29/06/2021 às 02:58 - Atualizado 4 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Quem é Carlos Alberto Sicupira?

Carlos Alberto Sicupira é um empresário e administrador de 73 anos de idade.

Ele é a 5ª pessoa mais rica do Brasil, está na lista da Forbes desde 2013 e tem um patrimônio atual de US$ 8,7 bilhões. 

Sicupira é o responsável por grandes projetos, como o de trazer a Endeavor para o nosso país. Seu pai era funcionário público, mas nem por isso Carlos seguiu o caminho da estabilidade.

Ele e quatro sócios, incluindo Jorge Paulo Lemann, são donos de empresas de private equity, o 3G Capital e a GP Investments. 

Como Carlos Alberto Sicupira começou?

Carlos Alberto nasceu no Rio de Janeiro, no ano de 1948. Quando criança, o seu sonho era trabalhar na Marinha. 

Já na adolescência, diferente do seu pai, que era funcionário do Banco do Brasil, começou a empreender, junto com um amigo. 

Ele vendia carros usados. Depois, passou a importar calças jeans dos EUA para revender aqui no Brasil e, aos 17 anos, adquiriu uma corretora de valores, a Libra.

Ele tinha em mente a concepção de que se fosse para a Marinha ele alcançaria um patamar máximo de rendimentos, como servidor público. Mas ele já buscava algo sem limite de faturamento, ou seja, o empresariado. 

Não é à toa que, mais a frente, na sua carreira, ele declarou “todas as pessoas que eu já vi que se preocupavam com centavos nunca fizeram nada grande”. Ou seja, ele não se importava se teria meses de instabilidade, no qual ganharia menos. Carlos só pensava em empreender.

Surpreendentemente, ao entrar para o curso de Administração, na UFRJ, ele chegou a atuar no Departamento Nacional de Estradas de Ferro — o que durou apenas 2 anos. 

Com 20 anos de idade, comprou outra corretora, chamada Garantia. 

Um dos hobbies de ‘Beto’ Sicupira é a pesca submarina e foi nesse esporte que ele conheceu Paulo Lemann. 

Depois de passar um tempo trabalhando e ganhando muito bem em um banco inglês, ele entra para a sociedade com o economista e Marcel Telles em busca de algo maior a longo prazo, mesmo que ganhasse menos. E ele acertou. 

Aos 31 anos, casou com Cecília Machado, com quem tem 3 filhas: Cecília, Helena e Heloísa. Cecília e Heloísa já estão assumindo posições importantes para continuar o legado do pai, mas Helena decidiu empreender sozinha, com a sua marca de roupas Etoiles.

Quais são as empresas do Carlos Alberto Sicupira?

Uma das primeiras companhias do empresário, como sócio, foram as Lojas Americanas, nos anos 80. Carlos enviava cartas para grandes varejistas e foi assim que conheceu o fundador do Walmart. Sam Walton, o estadunidense, pregava uma gestão de baixos custos, o que influenciou muito o carioca.

Em 1989, Beto criou a São Carlos Empreendimentos Imobiliários (SCAR3) e, 4 anos depois, abriu a GP Investimentos. Ele foi um dos pioneiros dessa prática de comprar empresas em dificuldade, reestruturá-las e lucrá-las com a sua venda. Submarino e Webmotors foram alguns dos seus cases. 

Depois de uma série de negociações, Sicupira, Lemann e Telles transformaram a Brahma em Anheuser-Busch InBev — fusão da belga Interbrew com a Ambev que, por sua vez, era outra fusão  da Brahma com a Antarctica.

Posteriormente, fundou o 3G Capital, para aplicar parte do patrimônio em companhias norte-americanas. Os empreendimentos seguintes foram a compra do Burger King, da Heinz e da Kraft (junto com o icônico Warren Buffet).

Filantropia

Além de todas essas negociações, o bilionário trouxe a Endeavor e também participou da instituição da Brava, ONG de projetos do setor público. 

Carlos Alberto Sicupira também investe na Fundação Estudar, entidade que conecta estudantes de alto desempenho a bolsas de estudo das melhores universidades estrangeiras.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!