Logo Mais Retorno
termos

Trainee

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:15/10/2020 às 14:27 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é trainee?

Trainee é um tipo de cargo cujo alvo são os graduandos dos últimos semestres de determinados cursos ou profissionais recém-formados. As principais características de um trainee são:

  • jovem (em média, tem 22 a 30 anos de idade);
  • tem o domínio de pelo menos uma língua estrangeira;
  • possui cursos de capacitação no currículo;
  • vem de uma universidade de peso (preferencialmente).

Mas por que existe essa modalidade de recrutamento?

Ela é útil para os empreendedores encontrarem líderes em potencial e, ao mesmo tempo, para os jovens, que encontram uma oportunidade de ingressar na carreira de escolha com um salário diferenciado e com oportunidades únicas — como viajar a trabalho, passar por diferentes setores da empresa e fazer networking com executivos.

Como funciona a seleção para trainee?

As seleções, no geral, ocorrem em seis passos:

  1. Inscrição: nessa etapa mais básica, são levados em consideração, dentre outros pontos, os conhecimentos em idiomas dos candidatos, cursos realizados e experiências acumuladas fora da graduação.
  2. Avaliação online: neste momento, é feita uma triagem dos candidatos com base na aplicação de testes de conhecimentos da própria empresa (habilidades no português, línguas estrangeiras, soft skills e conteúdo específicos da organização). Normalmente utilizam jogos e aplicativos como método avaliativo.
  3. Apresentação pessoal: a pessoa candidata é convidada a fazer um breve vídeo ou uma apresentação de slides sobre ela mesma, como um pitch.
  4. Dinâmica de grupo: ainda é uma fase online, na maioria das vezes, e é quando os candidatos se reúnem em grupos para resolverem um problema e apresentá-lo aos profissionais da companhia.
  5. Painel de negócios: normalmente propõem um outro case mais complexo, para ser apresentado presencialmente e com limitação de tempo para ser solucionado.
  6. Entrevista com diretores: este passo é frequentemente utilizado em casos de empate e o objeto da avaliação é qual o grau de conhecimento do candidato sobre suas possíveis atribuições na empresa.

O que o trainee faz na companhia?

Considerando todo esse investimento para a contratação de poucas dezenas de trainees em uma empresa, é esperado que eles contribuam consideravelmente com a organização. Por isso, qualquer trainee tem majoritariamente atribuições gerenciais nos seguintes setores:

  • Vendas

Realizam o monitoramento das vendas e elaboram estratégias inovadoras para os times.

  • Jurídico

Elaboram e analisam contratos, como também auxiliam as áreas internas responsáveis pelas questões jurídicas da organização.

  • Marketing

Estruturam e analisam pesquisas de mercado, bem como estratégias de alavancagem de lucros, como promoções.

  • Financeiro

Gerenciam as principais aplicações financeiras da organização e desenvolvem planos de redução de custos.

  • Gestão de Pessoas

Formulam treinamentos e gerenciam planos de carreira e salários.

Quais são as vantagens da contratação de trainees para o crescimento financeiro das empresas?

O perfil de empresa mais adequada para a contratação de trainees é aquela que está em crescimento rápido. Com essa velocidade de progresso, é provável que se formem departamentos novos com mais gerentes.

Além disso, os trainees são profissionais capacitados que potencialmente ocuparão cargos ainda mais importantes na companhia, o que gera economia de recursos pela dispensa de novos processos seletivos.

Inclusive, empresas que contratam trainees são bem vistas — ganham um caráter proativo, dinâmico e comprometido com a sociedade, o que afeta a sua marca perante os consumidores. 

Todos esses incrementos, internos e/ou externos, podem auxiliar o negócio no seu crescimento, traduzindo o dinamismo em inovação e o "brandformance" em aumento do NPS

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!