Trainee
O que é trainee?
Trainee é um tipo de cargo cujo alvo são os graduandos dos últimos semestres de determinados cursos ou profissionais recém-formados. As principais características de um trainee são:
- jovem (em média, tem 22 a 30 anos de idade);
- tem o domínio de pelo menos uma língua estrangeira;
- possui cursos de capacitação no currículo;
- vem de uma universidade de peso (preferencialmente).
Mas por que existe essa modalidade de recrutamento?
Ela é útil para os empreendedores encontrarem líderes em potencial e, ao mesmo tempo, para os jovens, que encontram uma oportunidade de ingressar na carreira de escolha com um salário diferenciado e com oportunidades únicas — como viajar a trabalho, passar por diferentes setores da empresa e fazer networking com executivos.
Como funciona a seleção para trainee?
As seleções, no geral, ocorrem em seis passos:
- Inscrição: nessa etapa mais básica, são levados em consideração, dentre outros pontos, os conhecimentos em idiomas dos candidatos, cursos realizados e experiências acumuladas fora da graduação.
- Avaliação online: neste momento, é feita uma triagem dos candidatos com base na aplicação de testes de conhecimentos da própria empresa (habilidades no português, línguas estrangeiras, soft skills e conteúdo específicos da organização). Normalmente utilizam jogos e aplicativos como método avaliativo.
- Apresentação pessoal: a pessoa candidata é convidada a fazer um breve vídeo ou uma apresentação de slides sobre ela mesma, como um pitch.
- Dinâmica de grupo: ainda é uma fase online, na maioria das vezes, e é quando os candidatos se reúnem em grupos para resolverem um problema e apresentá-lo aos profissionais da companhia.
- Painel de negócios: normalmente propõem um outro case mais complexo, para ser apresentado presencialmente e com limitação de tempo para ser solucionado.
- Entrevista com diretores: este passo é frequentemente utilizado em casos de empate e o objeto da avaliação é qual o grau de conhecimento do candidato sobre suas possíveis atribuições na empresa.
O que o trainee faz na companhia?
Considerando todo esse investimento para a contratação de poucas dezenas de trainees em uma empresa, é esperado que eles contribuam consideravelmente com a organização. Por isso, qualquer trainee tem majoritariamente atribuições gerenciais nos seguintes setores:
- Vendas
Realizam o monitoramento das vendas e elaboram estratégias inovadoras para os times.
- Jurídico
Elaboram e analisam contratos, como também auxiliam as áreas internas responsáveis pelas questões jurídicas da organização.
- Marketing
Estruturam e analisam pesquisas de mercado, bem como estratégias de alavancagem de lucros, como promoções.
- Financeiro
Gerenciam as principais aplicações financeiras da organização e desenvolvem planos de redução de custos.
- Gestão de Pessoas
Formulam treinamentos e gerenciam planos de carreira e salários.
Quais são as vantagens da contratação de trainees para o crescimento financeiro das empresas?
O perfil de empresa mais adequada para a contratação de trainees é aquela que está em crescimento rápido. Com essa velocidade de progresso, é provável que se formem departamentos novos com mais gerentes.
Além disso, os trainees são profissionais capacitados que potencialmente ocuparão cargos ainda mais importantes na companhia, o que gera economia de recursos pela dispensa de novos processos seletivos.
Inclusive, empresas que contratam trainees são bem vistas — ganham um caráter proativo, dinâmico e comprometido com a sociedade, o que afeta a sua marca perante os consumidores.
Todos esses incrementos, internos e/ou externos, podem auxiliar o negócio no seu crescimento, traduzindo o dinamismo em inovação e o "brandformance" em aumento do NPS