CAIA

Última modificação em 01 de Setembro de 2021 às 04:43

O que é CAIA?

CAIA é a sigla abreviativa para Chartered Alternative Investment Analyst – em português, Certificação de Analista em Investimentos Alternativos.

Essa certificação é emitida pela CAIA Association, organização global sem fins lucrativos fundada em 2002 pela Alternative Investment Management Association (AIMA) e pelo Center for International Securities and Derivatives Markets (CISDM).

A CAIA Association possui objetivo de educar e profissionalizar pessoas que desejam atuar no mercado financeiro administrando recursos de terceiros. A certificação, por sua vez, é específica para aqueles que desejam trabalhar com investimentos alternativos.

Investimentos alternativos – ou produtos estruturados, como também são conhecidos – são diferentes dos títulos, papéis ou ações comuns que vemos no mercado. Não se tratam apenas de negociações, mas de um acompanhamento mais profundo sobre o desempenho de determinado setor, empresa e economia em geral.

Vamos falar mais sobre isso!

CAIA: como funcionam os investimentos alternativos?

Investimentos alternativos costumam ser uma ótima opção para aqueles que desejam diversificar sua carteira. Possuem liquidez de longo prazo, além de serem negociados tanto em ambientes públicos, quanto em ambientes privados.

Portanto, os investimentos alternativos são aqueles relacionados a imóveis, mercadorias (commodities), Private Equity, entre outros.

A característica dessa modalidade de investimento é que não se tratam de simples papeis a serem negociados na Bolsa de Valores ou mercado balcão, por exemplo. Muito pelo contrário, são investimentos mais complexos que pouco se relacionam com índices econômicos em geral.

A rentabilidade de um investimento alternativo acontece a partir do desempenho do setor. Vamos utilizar alguns fundos estruturados como exemplo:

Os fundos estruturados mais comuns são os de Investimento Imobiliário (FII), Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), Investimento em Participações (FIP) e Fundos de Financiamento da Industria Cinematográfica Nacional (FUNCINE).

No caso dos FII, por exemplo, os cotistas poderão lucrar a partir do pagamento recorrente de alugueis. Ou então, os cotistas do FIP poderão lucrar de acordo com o desempenho das empresas aos quais são sócios.

Temos um artigo específico sobre o assunto, você pode dar uma olhada clicando aqui!

Qual é a importância da CAIA?

Agora que você está por dentro do que são os investimentos alternativos, pôde perceber certo nível de complexidade em tais opções de diversificação, não é?

Por essa razão a CAIA se faz tão importante e necessária, afinal, os investidores esperam entregar seus recursos a alguém capacitado o suficiente para administrá-los! A Chartered Alternative Investment Analyst é capaz de comprovar tal capacitação.

Além da CAIA, é comum que gestores e administradores de carteiras possuam certificações como CFG e CGE, ambas oferecidas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA).

Como é possível obter a CAIA?

A CAIA é composta por um curso e dois exames avaliativos, ao qual o candidato precisa atingir uma porcentagem mínima de acertos para garantir aprovação. Vale esclarecer que há cobrança de taxas de inscrições, tanto para o programa, quanto para cada um dos exames.

Cada prova avalia questões diferentes acerca dos níveis do curso:

“Nível I: [...] avalia sua compreensão de várias classes de ativos alternativas e seu conhecimento das ferramentas e técnicas usadas para avaliar os atributos de risco-retorno de cada uma”.

“Nível II: avalia como você aplicaria o conhecimento e as análises aprendidas no Nível I em um contexto de gerenciamento de portfólio. Ambos os exames incluem segmentos sobre ética e conduta profissional”.

Por se tratar de uma Associação global, é exigido que os profissionais habilitados na gestão de investimentos alternativos de terceiros sejam sócios da CAIA.

A Chartered Alternative Investment Analyst é disponibilizada pela CAIA Association, portanto, acessar a plataforma digital www.caia.org é o primeiro passo. Lá, o investidor encontrará todas as informações necessárias sobre a certificação.

Câmara de Arbitragem

Câmara de Arbitragem

O que é Câmara de Arbitragem Uma Câmara de Arbitragem é um órgão privado voltado à resolução extrajudicial de conflitos. Em outras palavras, ele se dedica...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo