BAT (Basic Attention Token)

Última modificação em 05 de Julho de 2021 às 10:17

O que é BAT?

BAT é uma abreviação para Basic Attention Token, que é o nome de uma moeda digital utilizada em uma plataforma voltada para as propagandas no mercado digital. Em outras palavras, trata-se de uma solução para anúncios e financiamento de espaço.

O BAT surge como um projeto pensando na solução para o atual modelo de divulgação usado em sites que, na visão do seu criador (Brendan Eich) e de muitos usuários, é bastante falho.

O sistema em si segue a mesma lógica dos anúncios tradicionais, mas negociados com um token, o Basic Attention Token, que tem como base uma criptomoeda: o Ethereum.

Como funciona o BAT?

Um dos principais problemas dos anúncios tradicionais na internet está no seu modelo de remuneração. Como a maioria deles foca em quantidade de visualizações, eles apresentam baixa preocupação com o engajamento.

Não é a proposta do ecossistema do BAT, modelo cuja remuneração também está associada ao tempo de retenção da publicação. Ou seja, quanto maior o engajamento, mais dinheiro a peça gera para o seu criador.

Portanto, o Basic Attention Token é mais do que um simples projeto de criptomoeda. O seu grande diferencial é trazer consigo toda uma estrutura de publicidade dentro do marketing digital, oferecendo melhor experiência e maior segurança nas transações realizadas.

Onde o BAT pode ser utilizado?

Pensando em todo ecossistema, o Basic Attention Token é aplicável no Brave, um navegador específico que já é focado em segurança e proteção do usuário. Anúncios tradicionais, por regra, já são bloqueados nele visando evitar o risco dos vírus.

Importante mencionar que isso se aplica ao uso da plataforma em si, pensando no sistema para o qual o BAT foi projetado. No entanto, é possível negociar o token em plataformas específicas de criptomoedas.

O valor do BAT no momento em que este artigo foi produzido é de R$3,02, mas já alcançou uma máxima de R$8,58. Assim como outros projetos da categoria, em termos de investimentos, oferece alta volatilidade.

Qual é a importância do BAT?

Um dos grandes diferenciais do Basic Attention Token está na sua proposta de valor. Ao contrário de outros projetos, o BAT não visa melhorar apenas as transações financeiras, mas principalmente a qualidade do mercado no qual está inserido — de anúncios digitais.

O foco na qualidade da propaganda e da capacidade de retenção do usuário como indicador relevante é uma amostra dessa proposta. Além disso, tende a oferecer maior segurança, evitando anúncios que contenham qualquer tipo de fraude.

O navegador que permite o acesso ao ecossistema do BAT também traz vantagens em relação aos seus principais concorrentes, em especial o famoso Google Chrome no que se refere ao tempo de carregamento. Isso sem mencionar a redução de custos para o usuário que, afinal, precisa pagar pelos dados de download dos anúncios tradicionais nos sites em que navegar.

Vale a pena investir em BAT?

Toda vez que aparece uma nova criptomoeda, a primeira pergunta dos nossos visitantes se volta para o investimento no ativo. Afinal, vale a pena comprar Basic Attention Token como forma de investir?

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o contexto dessa moeda digital é muito promissor. Isso porque, além de melhorar a qualidade e a segurança das transações financeiras, o BAT ainda traz um cenário diferente para a gestão e a remuneração dos anúncios digitais, algo que tende a ganhar ainda maior visibilidade ao longo dos próximos anos.

Apesar desse cenário otimista, não há qualquer certeza de que ele venha a se confirmar. Ademais, há muitos investidores que optam por especular com as criptomoedas, de modo que se trata de um investimento de alto risco.

Marcação a Mercado

Marcação a Mercado

O que é a marcação a mercado? Marcação a mercado é um conceito da chamada matemática financeira, que trabalha com a atualização e definição diária do...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo