termos

Barry Minkow

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:02/11/2021 às 06:09 - Atualizado 24 dias atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Quem é Barry Minkow?

Barry Minkow é um empreendedor norte-americano que ficou famoso por seus golpes milionários.

Minkow tem uma história tão surpreendente que foi parar em Hollywood. De adolescente empresário a pastor que fraudava os próprios fiéis, suas tramoias são conhecidas em diversas áreas do empreendedorismo.

Como ele fez uma empresa de limpeza de carpetes valer U$ 280 milhões na NASDAQ? Acompanhe o feito na leitura, a seguir.

Como funcionaram os esquemas de fraude de Barry Minkow?

Chame-o de criminoso, mas não de preguiçoso. Aos 15 anos, Barry já tinha sua própria empresa de limpeza de carpetes. 

Mas como todo empreendedor iniciante, tinha seus contratempos e não conseguia honrar muito bem seus compromissos.

Sem conseguir crédito por ser menor de idade, logo no primeiro negócio ele começou com suas artimanhas fiscais. Além de roubar e vender as jóias de sua avó, praticava fraudes com cartões de crédito e cheques sem fundo.

Restauração de seguros

Foi quando a ZZZZ Best, sua empresa de limpeza, entrou no ramo de restauração de seguros. Ou, ao menos, fingiu entrar.

Em parceria com Tom Padgett, ele criou uma empresa falsa, que atestava para os bancos a “legitimidade” da ZZZZ Best como empresa de restauração, sem que ela tivesse qualquer serviço na área.

Essa legitimidade permitiu a Minkow conseguir empréstimos e expandir sua empresa pelo país. Com o serviço de limpeza de carpetes como carro chefe, sua fraude ia muito bem nos bastidores, representando 86% da receita da companhia.

Boa parte dessa receita vinha de empréstimos, com a falsificação de recebíveis e um esquema circular de cheques sem fundo entre bancos.

Abertura de capital

Aos 20 anos, Minkow abriu capital na NASDAQ. Sua empresa já era reconhecida e uma injeção de US$15 milhões faria bem ao seu caixa. A partir disso, as falcatruas ficaram cada vez mais criativas.

O auditor responsável por validar a abertura de capital não fez seu trabalho corretamente e, mesmo assim, a oferta pública aconteceu.

Para enganar contadores que queriam analisar a empresa, os diretores da ZZZZ Best alugavam prédios em construção e os apresentavam como trabalhos de restauração, além dos milhares de documentos falsificados que eram apresentados.

A derrocada

Mentira tem perna curta e tantas enganações não poderiam acabar bem.

Após um diretor da empresa ser acusado de fraude, o alerta vermelho de alguns especuladores se acendeu. Começou então um interesse maior pela empresa de limpeza de carpetes.

Enquanto isso, a empresa já era avaliada em US$ 280 milhões. Barry Minkow já trabalhava na aquisição de empresas e expansão para o Reino Unido, a fim de quitar débitos de seu esquema Ponzi e se livrar da pressão da ilegalidade.

Em uma sequência desastrosa de eventos, seus esquemas dos anos anteriores foram revelados. Mesmo ressarcindo parte das vítimas, Minkow ainda tinha débito com muitas pessoas.

O escândalo derrubou as ações, fez bancos requererem seus empréstimos de volta e toda a história veio à tona em poucos dias, revelando várias das fraudes praticadas pela ZZZZ Best. 

Por fim, a empresa veio à falência e Minkow, que havia raspado os cofres, foi pego em casa lavando dinheiro de tráfico de drogas e crime organizado por meio da companhia que fundou quando jovem.

O que aconteceu com Barry Minkow?

A história de Barry ainda rendeu mais fraudes épicas. Em resumo, após ser preso e liberado, virou pastor e, ironicamente, fundou sua empresa fraudulenta de “descoberta de fraudes”. 

Além de também enganar os fiéis, Minkow se envolveu em vários esquemas de insider trading, denegrindo empresas para ganhar em cima delas, vendendo suas ações.

Hoje, após várias condenações, ele está em liberdade, porém com uma dívida impagável. Assista Con Man para saber mais sobre a história de Barry Minkow.

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

Inscreva-se em nossa newsletter