Última modificação em 22 de julho de 2021

O que é avaliação 180 graus?

A avaliação 180 graus é uma metodologia de avaliação de desempenho. Seu foco é analisar como a performance de um colaborador está em relação às suas atividades. Ela inclui a análise de fatores como pontualidade, relação com os demais colegas, produtividade, flexibilidade e cooperatividade. Nela, quem dá o feedback é o gestor imediato — ou o supervisor.

Nesse processo, o profissional tem a chance de receber um parecer diretamente de quem o chefia na empresa. Eles podem, então, conversar em uma entrevista sobre todas as pontuações dadas — o que é uma ótima chance de crescimento e aprendizagem. Outra maneira de realizar esse procedimento é com a aplicação de um questionário igual para o gestor e o funcionário em separado. Depois, se reúnem e discutem as pontuações.

Como a avaliação 180 graus funciona?

A avaliação 180 graus funciona, primeiramente, com o levantamento de dados. Depois, essas informações são organizadas e comparadas em relação aos demais profissionais da equipe e, também, às metas da empresa como um todo. Para que seja bem aplicada, o gestor precisa estar atento a alguns fatores, como o comportamento do colaborador, o entrosamento com os colegas, sua proatividade, comprometimento, engajamento e outros que achar necessário.

O recomendado é que a aplicação desse tipo de avaliação seja realizada em períodos curtos. O intuito é que que exista um acompanhamento mais próximo com feedbacks mais precisos sobre algumas questões pontuais que podem — e devem — ser trabalhadas aos poucos.

Essa avaliação também oferece ao colaborador a oportunidade de expor suas ideias em relação às políticas da empresa e expressar como enxerga a si próprio. Assim, é possível preencher lacunas e até mesmo resolver mal-entendidos que possam estar atrapalhando a sua performance no geral. O quesito mais importante a ser observado durante o processo é a qualidade do feedback — já que é necessário que ele seja feito em uma conversa franca, porém confortável para todos os envolvidos.

Qual a importância da avaliação 180 graus?

O método de avaliação 180 graus é importante tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Um dos principais motivos é o fato da melhora do clima organizacional que é notado depois da sua aplicação. Isso porque as divergências e os conflitos podem ser trabalhados adequadamente para que os profissionais possam ter um ambiente de trabalho mais benéfico e seguro.

Outro ponto que demonstra a importância desse tipo de avaliação é que ele identifica pontos de melhoria com facilidade. Nem sempre os colaboradores têm ciência das próprias limitações e, por isso, precisam de um feedback para conseguirem se desenvolver ainda mais. O gestor pode — e deve — identificar os pontos de melhoria e, então, mostrá-los para o membro da equipe em questão.

Essa avaliação também é bastante importante porque promove o engajamento. Isso porque quando a empresa investe nos colaboradores, recebe um retorno bastante positivo deles. Essa é uma grande oportunidade do negócio demonstrar que acredita no potencial da equipe, o que tende a gerar ótimos resultados.

Quais são desvantagens da avaliação 180 graus?

Como pode acontecer com qualquer metodologia, a avaliação 180 graus também conta com alguns pontos negativos que podem gerar deficiências que precisam ser levadas em consideração. A primeira delas é a falta de uma visão mais abrangente. Isso se dá porque o profissional convive diariamente com diversas pessoas — como colegas de trabalho, às vezes fornecedores e clientes — e nessa avaliação só apenas o gestor participa. Com as outras visões, o feedback poderia ser mais rico.

Isso leva a uma outra desvantagem. Por ser uma metodologia que envolve apenas duas pessoas, os resultados da avaliação 180 graus podem ser afetados por questões pessoais ou impressões equivocadas entre elas. Manter uma perspectiva estritamente profissional nem sempre é tão fácil quando fatores externos influenciam e, por isso, cabe ao RH realizar um trabalho satisfatório de orientação — e de acompanhamento — para evitar que isso aconteça.

Termo do dia

Oferta 476

A Oferta 476 é o conjunto de diretrizes ditadas pela CVM no que se refere ao acesso para o mercado de capitais. Confira mais detalhes sobre ela…