termos

Auditoria

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:02/06/2021 às 01:29 - Atualizado 5 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é Auditoria?

A auditoria é um tipo de procedimento com caráter avaliativo, funciona como "inspeção" de algum projeto que tenha sido colocado em prática, a fim de expressar se as normas e regras do mesmo estão sendo respeitadas e aplicadas corretamente.

Este termo abrange uma série de situações, uma vez que existem vários tipos de auditorias. Entretanto, a finalidade é sempre a mesma: averiguar se os procedimentos estão sendo executados de maneira correta.

Para que a auditoria aconteça de maneira satisfatória, é preciso que mais de uma parte esteja envolvida na questão. Vamos destrinchar alguns outros termos que se relacionam diretamente com o processo!

Como uma Auditoria acontece?

Para que a auditoria aconteça, é preciso que hajam os auditores, o auditado, o cliente, as evidências e a validação.

  • Auditores

São as pessoas que fazem a avaliação. Muitas vezes, em função do tamanho da empresa e da complexidade dos processos, é necessário que a auditoria seja realizada por uma equipe.

Portanto, a equipe auditora é definida como um ou mais auditores que realizam tal avaliação, recebendo suporte de profissionais especialistas em outras áreas, como contadores ou gestores, a depender do que está sendo auditado (avaliado).

É recomendável que as auditorias sejam realizadas por mais de uma pessoa para evitar que opiniões pessoais prevaleçam. A presença de mais uma pessoa permite o consenso em situações de não conformidade, fortalecendo a imparcialidade característica desse serviço.

Além disso, os auditores também devem ser terceirizados, seguindo com a imparcialidade da avaliação.

  • Auditado 

É a organização que recebe a auditoria. A depender da área de atuação, a própria que deseja ser auditada pode solicitar o procedimento, a fim de para verificar se seus processos estão de acordo com as normas, legislações, regulamentos, regras, etc.

Nesse caso, além de auditado, a empresa também faria função de cliente, já que solicitou a auditoria.

  • Cliente

Nem sempre o cliente da auditoria é o auditado: suponha que um fabricante de lasanhas e pizzas congeladas tenha o objetivo de avaliar um dos seus fornecedores de queijos e solicite uma auditoria nessa empresa.

No caso, o auditado é o fornecedor de queijos e o cliente é o fabricante de massas congeladas.

Em grandes empresas pode acontecer de um determinado departamento precisar avaliar outro. Nesse caso, o setor que receberá a auditoria é o auditado e aquele departamento que solicitou o serviço é o cliente. Perceba que ambos fazem parte da mesma organização.

  • Evidências 

São os tipos de métodos aplicados quanto ao critério da avaliação. Ou seja, os registros, a apresentação de fatos, solicitação de dados e assim por diante... Tudo aquilo que os auditores precisam fazer para checar o caráter dos processos auditados.

As evidências podem ser qualitativas ou quantitativas.

  • Validação

É a documentação final que comprova a realização da auditoria, com todas as informações pertinentes a avaliação, como os membros da equipe avaliadora, o nome do auditado, o nome do cliente, as evidências utilizadas ao longo da avaliação, data, horário, sugestões, solicitações e assim por diante.

A validação deve permanecer arquivada em posse do cliente, do auditor e da equipe que realizou a auditoria.

Quais são os tipos de Auditoria?

São inúmeros os casos em que se pode aplicar uma avaliação com objetivo de averiguar algum procedimento. Entretanto, os mais comuns acerca do mercado financeiro são: auditoria financeira e auditoria independente.

Ambas as situações são referentes ao operações contábeis de uma empresa. Portanto, quando os gestores precisam saber se tudo está acontecendo de maneira correta com os caixas da companhia, solicitam uma dessas duas.

Nós temos artigos específicos para cada uma delas, vale a pena dar uma olhada!

Sobre o autor
Equipe Mais RetornoA Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre