Assinatura eletrônica

Última modificação em 23 de Agosto de 2021 às 04:43

O que é assinatura eletrônica?

Assinatura eletrônica é nada mais que a assinatura de documentos online, sem precisar de papel e caneta. 

Com a expansão da internet como lugar para fazer negócios, as fronteiras físicas deixaram de ser um empecilho para se firmar contratos.

Porém, enquanto ganhamos pelo lado da praticidade, talvez perdemos em confiabilidade. Afinal, como saber quem realmente está do outro lado da tela?

Como funciona a segurança de usuários online

A fim de responder a esse e outros questionamentos com relação à segurança no mundo digital, milhares de alternativas vêm sendo desenvolvidas e já usamos muitas delas no dia a dia.

Vejamos dois exemplos práticos.

Quem nunca fez um cadastro em algum site que envia um SMS no celular com um código para confirmação, ao entrar com a sua senha?

Esse é um exemplo da autenticação em dois fatores. O princípio aqui é que, para acessar a conta de outrém, não bastaria só descobrir a senha, mas também ter acesso ao celular, dobrando, assim, a segurança.

Aplicativos de banco usam outra técnica interessante. 

O usuário tem uma senha do cartão e outra senha virtual. Essa senha virtual garante acesso apenas a funções simples como visualização de saldo e extrato, mas não permite a saída de capital sem a senha do cartão. Bacana, né?

Assim, a assinatura eletrônica vem nesse pacote de modernidades que melhoram a vida de todas as partes envolvidas em um contrato, inclusive nós, investidores. 

No mundo das corretoras digitais, por exemplo, não é necessário ir até a sede da empresa ou esperar um documento chegar pelo correio para assinar. Basta assinar online e tudo fica pronto.

Como criar uma assinatura eletrônica?

Já que falamos de bancos e corretoras digitais, vamos utilizá-los como exemplo.

Hoje em dia, podemos criar facilmente contas em corretoras — muitas vezes, até de graça. Dessa forma, temos acesso a alguns recursos das plataformas online.

Porém, quando estamos falando de enviar dinheiro para o sistema, são exigidas algumas medidas adicionais de segurança. Além da senha de acesso à conta, as empresas pedem também a assinatura eletrônica.

O procedimento é bem simples. A empresa vai pedir alguns dados seus, como CPF, e-mail, fotos dos documentos e, em alguns casos, até uma foto sua, tirada na hora. 

Esse tipo de informação confirma a identidade do assinante, permite a liberação e também a contratação de ferramentas de investimento. Muitas vezes, esse procedimento é terceirizado para empresas especialistas em assinatura eletrônica.

Além disso, o usuário precisará ler e aceitar os termos de adesão e criar a assinatura, que pode ser um texto, uma sequência numérica ou uma mistura de caracteres.

Na hora de criar essa assinatura, valem as mesmas dicas para elaboração de senhas: 

  • não usar palavras simples ou data de aniversário;
  • mesclar vários tipos de caracteres, como letras minúsculas e maiúsculas, sinais de pontuação, arroba, jogo da velha etc.;
  • guardar em lugar seguro.

Por último, a dica mais importante: antes de sair pondo seus dados em qualquer lugar na internet, procure saber mais sobre a reputação da empresa a ser contratada em sites como o Reclame Aqui. Assim, você evita cair em fraudes e incentiva a transparência das empresas.

Assinatura eletrônica bloqueada: o que fazer?

Caso você não tenha guardado a assinatura eletrônica em um lugar seguro, ela pode se perder, ou simplesmente ser esquecida. Como toda senha, podemos errar a digitação ao tentar lembrar dela, causando o bloqueio da conta.

Mas não se preocupe. As empresas, no geral, estão acostumadas com esse tipo de problema e contam com mecanismos simples de recuperação.

Caso o próprio site não disponibilize um guia sobre como restaurar a assinatura eletrônica, sempre temos à disposição os canais de comunicação da empresa (chat, telefone, e-mail) para fazer a recuperação.

Gustavo Loyola

Gustavo Loyola

Quem é Gustavo Loyola? Gustavo Loyola, sócio-diretor da empresa Tendências Consultoria Integrada, é doutor em economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio ...

  CONTINUAR LENDO

Glossário de Finanças e Investimentos

Pesquise a(s) palavra(s) navegando pelo alfabeto abaixo