Logo Mais Retorno
termos

ANA – Aviso de Negociação de Ações

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:03/04/2019 às 19:38 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é o Aviso de Negociação de Ações?

O Aviso de Negociação de Ações (ANA) é um comprovante emitido e distribuído pela BM&FBovespa com o objetivo de fornecer ao investidor uma relação de todas as operações realizadas em seu nome.

É enviado a cada quinzena, diretamente no endereço cadastrado por ele em sua corretora.

Caso invista em mais de uma corretora, o investidor receberá mais de um ANA, em quantidade equivalente a um por cada.

Entre as informações contidas nesse documento estão discriminadas as compras e as vendas realizadas no período (ou seja, nos últimos 15 dias), além da sua posição em aberto nos pregões.

Como faz parte do conjunto de recibos ligados aos investimentos, o ANA é analisado em conjunto com outros documentos. Também baseados nas operações na Bolsa, as notas de corretagem e os extratos mensais de custódia são alguns dessa categoria.

Para que serve o Aviso de Negociação de Ações?

A relação de movimentações fornecida pelo ANA é essencial para que o investidor acompanhe as suas aplicações, além de servir de comprovante para cada uma delas.

Como a corretora somente pode realizar operações com a sua expressa autorização, através das ordens de compra e venda, tudo o que estiver listado no ANA deve corresponder às movimentações coordenadas por ele.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!