Alocação de ativos
O que é alocação de ativos?
Alocação de ativos é uma estratégia de investimento no longo prazo que busca melhorar a relação risco x retorno através do quanto o investidor investe em cada um dos ativos.
Alocação de ativos nada mais é que pensar em uma carteira de investimentos ideal e uma melhor composição patrimonial dos investimentos na divisão por ativos e suas classes.
Quais são os principais benefícios da alocação de ativos?
A alocação de ativos permite uma maior diversificação com ativos de diversos tipos na carteira e um custo mais baixo com foco no longo prazo.
Essa técnica te dá uma certa tranquilidade, já que mesmo que você perca -10% na bolsa ainda assim isso não será motivo de preocupação para sua carteira como um todo.
Alguns estudos dizem que 90% da variação de retorno é atribuída à sua alocação de ativos e apenas os 10% que restam são atribuídos ao market timing - referente ao momento certeiro da compra e venda de um ativo.
Quais são as principais classes de ativo de uma boa alocação?
Ela pode ser diversificada em investimentos como:
- Renda Fixa;
- Renda Variável;
- Fundos de investimentos;
- Câmbio.
As ações podem ser brasileiras ou estrangeiras. A renda fixa pós-fixada, pré-fixada ou ainda atrelada à inflação. E por último, mas não menos importante, os fundos imobiliários.
Como fazer alocação de ativos em poucos passos?
Para fazer uma alocação de ativos eficiente você deve:
- Definir um percentual para cada classe de ativos: Esse primeiro passo é crucial na alocação de ativos porque é o desenho do que é ideal para você.
- Definir quais serão os ativos de cada classe específica: Esse é o segundo passo é também importante, pois é o que vai dar maior ou menor resultado na sua carteira.
- Definir um valor percentual em cada ativo específico;
- Definir a frequência de aportes a serem feitos;
Por último, revisar o seu plano periodicamente para ver se está evoluindo conforme suas expectativas.
O que é Constant Mix?
É uma estratégia de alocação de ativos que significa “proporção constante”, ou seja, utiliza todos os conceitos abordados aqui de uma forma que a carteira não altera a sua composição com o passar do tempo.
Você irá fazer uma definição de proporção de classes e depois deverá realizar ajustes periódicos na carteira para sempre trazer seu portfólio ao valor ideal predeterminado.