Logo Mais Retorno
termos

Alocação de ativos

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:16/01/2019 às 11:26 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é alocação de ativos?

Alocação de ativos é uma estratégia de investimento no longo prazo que busca melhorar a relação risco x retorno através do quanto o investidor investe em cada um dos ativos.

Alocação de ativos nada mais é que pensar em uma carteira de investimentos ideal e uma melhor composição patrimonial dos investimentos na divisão por ativos e suas classes.

Quais são os principais benefícios da alocação de ativos?

A alocação de ativos permite uma maior diversificação com ativos de diversos tipos na carteira e um custo mais baixo com foco no longo prazo.

Essa técnica te dá uma certa tranquilidade, já que mesmo que você perca -10% na bolsa ainda assim isso não será motivo de preocupação para sua carteira como um todo.

Alguns estudos dizem que 90% da variação de retorno é atribuída à sua alocação de ativos e apenas os 10% que restam são atribuídos ao market timing - referente ao momento certeiro da compra e venda de um ativo.

Quais são as principais classes de ativo de uma boa alocação?

Ela pode ser diversificada em investimentos como:

As ações podem ser brasileiras ou estrangeiras. A renda fixa pós-fixada, pré-fixada ou ainda atrelada à inflação. E por último, mas não menos importante, os fundos imobiliários.

Como fazer alocação de ativos em poucos passos?

Para fazer uma alocação de ativos eficiente você deve:

  • Definir um percentual para cada classe de ativos: Esse primeiro passo é crucial na alocação de ativos porque é o desenho do que é ideal para você.
  • Definir quais serão os ativos de cada classe específica: Esse é o segundo passo é também importante, pois é o que vai dar maior ou menor resultado na sua carteira.
  • Definir um valor percentual em cada ativo específico;
  • Definir a frequência de aportes a serem feitos;

Por último, revisar o seu plano periodicamente para ver se está evoluindo conforme suas expectativas.

O que é Constant Mix?

É uma estratégia de alocação de ativos que significa “proporção constante”, ou seja, utiliza todos os conceitos abordados aqui de uma forma que a carteira não altera a sua composição com o passar do tempo.

Você irá fazer uma definição de proporção de classes e depois deverá realizar ajustes periódicos na carteira para sempre trazer seu portfólio ao valor ideal predeterminado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre