Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

ALM – Asset Liability Management

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/04/2021 às 21:30 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é ALM?

Asset Liability Management (ALM) é uma técnica de gerenciamento de riscos que visa evitar o descasamento entre ativos e passivos.

O objetivo dessa prática é garantir a rentabilidade dos investidores em diferentes cenários e capacitá-los para tomarem decisões mais assertivas, o que garante maior probabilidade de sucesso. 

O que são ativos e passivos?

Para entender a ALM é preciso definir o que são ativos e passivos:

Ativos: são os direitos e os bens que uma empresa tem em caixa, como os produtos em estoque e as duplicatas a receber. Ou seja, são os investimentos que devem ser feitos agora para garantir que a empresa gere lucro nos próximos meses.

Passivos: Correspondem as dívidas da empresa como as contas a pagar e os empréstimos. Ou seja, são os valores que a empresa deve quitar para continuar operando. 

Onde usar a ALM?

A ALM é usada, principalmente, para gerenciar os fundos de pensão e os investimentos financeiros de bancos e outras instituições:

Fundos de pensão 

Fundos de pensão são órgãos fechados de previdência complementar. São criados por empresas, entidades de classe, associações e cooperativas sem fins lucrativos com o objetivo de administrar os recursos destinados à aposentadoria complementar dos funcionários que atuam nessas entidades. 

Como exemplo de fundos de pensão, podemos citar a Refer a Previ, previdência dos funcionários do Banco do Brasil. Essas entidades possuem como passivos as aposentadorias que os colaboradores deverão receber nos próximos anos.

Para que a aposentadoria seja paga, essas instituições devem aplicar o dinheiro dos funcionários em fundos de investimento que garantam a maior rentabilidade possível, ou seja, que maximizem o patrimônio dos funcionários. Claro, os administradores devem observar as restrições e a política financeira do fundo.

Assim, a ALM garantirá que as pensões e aposentadorias sejam pagas a todos os empregados que se aposentarem e assegurará o fluxo de caixa futuro do fundo de pensão. 

Instituições financeiras 

As instituições financeiras utilizam a ALM para garantir a maior lucratividade possível. Bancos e outras empresas do setor tem um funding como passivo, que aplicado em fundos de investimento assegura boa rentabilidade.

Nesse caso, os indexadores são utilizados para analisar qual será o retorno e a lucratividade. O resultado permitirá prever o retorno do portfólio de investimento e os riscos que a instituição financeira está correndo ao optar por determinado produto.

Assim será possível diminuir ou aumentar a exposição em determinado indexador por meio de técnicas que garantam a imunização da carteira. 

Como integrar a gestão de ativos e passivos?

Para integrar a gestão de ativos e passivos é preciso ter em mente o objetivo e as hipóteses:

Objetivos

Define o motivos dos investimentos. Um fundo de pensão, por exemplo, visa garantir a aposentaria dos empregados de determinada empresa. Já as instituições financeiras trabalham para obter a maior lucratividade possível com a sua carteira de investimentos. 

Hipóteses

As hipóteses são variáveis financeiras que buscam reduzir as incertezas de um investimento. Consideram, por exemplo, o valor das ações, o índice da bolsa de valores os indexadores de cada investimento. 

Nesse caso, a ALM permite analisar a rentabilidade de ativos e passivos por meio de modelos matemáticos elaborados, que determinam o padrão de oscilações do mercado financeiro e o retorno esperado do portfólio ao longo de um determinado período. 

Essa análise varia de acordo com o negócio. Caso o risco seja excessivo, técnicas de hedge e imunização de carteira podem ser utilizadas para garantir o resultado esperado pelas instituições financeiras. 

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados