Última modificação em 30 de março de 2021

Quem é Alexandre Schwartsman?

Alexandre Schwartsman é o nome de um dos maiores consultores econômicos do país.

Nascido na cidade de São Paulo em 1963, a primeira área de formação de Alexandre foi em administração, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Logo após, decidiu fazer mestrado em economia na Universidade de São Paulo (USP) e depois doutorado na mesma área, em Berkeley, Universidade da Califórnia.

Schwartsman trabalhou como economista-chefe na CA Indosuez Wealth Management - gestora com mais de R$8 bilhões de ativos entre renda fixa e crédito - nos anos de 1999 até 2001. Um ano depois, trabalhou também na BBA Corretora de Seguros.

Em 2003, Alexandre foi nomeado diretor de assuntos internacionais do Banco Central do Brasil. Ficou no cargo até o ano de 2006 - tempo suficiente para fosse reconhecido como um dos economistas mais importantes do país. Depois disso, atuou como economista-chefe no ABN Amro Bank e no Grupo Santander Brasil, até meados de 2011. 

Também foi analista do Unibanco e da rede Pão de Açúcar. Como se já não bastasse tantos feitos importantíssimos, resolveu compartilhar parte dos seus conhecimentos e opiniões escrevendo uma coluna semanal para a Folha de São Paulo - a "Opinião Econômica".

Atualmente, Alexandre Schwartsman divide seu tempo sendo sócio-diretor da Schwartsman & Associados Consultoria Econômica, e escritor no blog "A Mão Visível". Periodicamente disserta sobre alguns assuntos no portal de investimentos InfoMoney e no Instituto Millenium. 

Como Alexandre Schwartsman ganhou notoriedade no mercado financeiro?

A tirar pelos lugares que Alexandre já trabalhou, é possível ter uma ideia. Mas o fato que o fez ganhar tanta notoriedade no mercado financeiro está tão atrelado a sua personalidade, quanto a sua carreira.

Alexandre Schwartsman sempre foi conhecido como um homem de personalidade "curta e grossa" quando o assunto era economia. Suas críticas ácidas aos diferentes líderes de governo do nosso país fizeram com que ele ganhasse alguns títulos desagradáveis, até.

Alguns comentários objetivos confirmam a fama de Alexandre, como por exemplo:

"Pelas perguntas que recebo, parece ainda haver quem acredite, a despeito de toda evidência disponível, que a eleição das mesas diretoras do Congresso pode dar um novo gás ao processo reformista."

"Em suma, enquanto persistir a epidemia e com ela o distanciamento social, dificilmente o setor de serviços retornará aos níveis pré-crise, com implicações claras para o mercado de trabalho."

Apesar disso, Schwartsman segue fazendo sucesso com seus artigos e publicações. As pessoas que o seguem comentam sobre a coerência e transparência naquilo que é dito pelo economista!

Alguns de seus posts, publicados desde 2019 até o ano de 2020, podem ser procurados na web com os seguintes títulos:

E muitos outros!

Termo do dia

Plano de Recuperação Judicial

O que é Plano de Recuperação Judicial? O plano de recuperação judicial, cujos requisitos para a realização estão dispostos na Lei Nº 11.101/2005, é um instrumento…