Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Ajuste Diário

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/11/2020 às 11:33 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

O que é Ajuste Diário?

O ajuste diário é caracterizado como uma medida protetiva que a Bolsa de Valores possui em relação às operações do mercado futuro.

Antes de falarmos sobre o ajuste em si, vamos esclarecer alguns pontos sobre o mercado futuro. 

Todas os ativos negociados nessa categoria são chamados de subjacentes. O mercado futuro leva esse nome porque a negociação é feita no presente, mas só é concretizada tempos depois.

Um bom exemplo é o mercado de soja futura, onde os investidores negociam valores e quantidades a serem adquiridas ou vendidas no futuro, com preços e taxas de juros de acordo com a data previamente estabelecida.

(Temos um artigo específico sobre o assunto, vale a pena dar uma olhada!)

Uma vez que esse conceito básico sobre mercado futuro esteja claro, podemos falar sobre o ajuste diário.

Como o Ajuste Diário funciona?

O ajuste diário é responsável por igualar a posição das operações de mercado futuro. É uma ação realizada pela própria B3, de maneira automática. Ou seja, o investidor não tem controle sobre esse ajuste.

No mercado de ações comuns, quando se investe determinada quantia, espera-se que ela tenha certa lucratividade dentro de um período de tempo predeterminado, certo? 

Por exemplo, você pode comprar uma ação a 10 reais com a intenção de detê-la por pelo menos uma semana. Durante esses 7 dias, espera-se que a ação renda até 5%. Se isso realmente acontecer, ou não, você irá resgatar o valor equivalente a rentabilidade obtida ao longo dessa semana.

No mercado futuro, as coisas são diferentes. A posição dos investidores é ajustada diariamente.

Isso significa que, o ativo que você comprar hoje a 10 reais com possibilidade de render até 5%, não será durante o período de uma semana. Você irá resgatar o valor de rentabilidade no mesmo dia, antes do ajuste acontecer!

Ou seja, o investimento acontece uma vez só e você pode pode ficar 7 dias na mesma operação, mas todos os dias se ganha - ou se perde - alguma coisa. Não há como um investidor passar 2 ou 3 dias acumulando um lucro gradativo, porque as posições são ajustadas diariamente.

Esses ajustes realizados pela Bolsa de Valores acontece em horários específicos para cada tipo de ativo financeiro listado. A informação sobre esses horários podem ser encontrados no site da própria B3.

Por que o Ajuste Diário é considerado uma medida protetiva?

Conforme explicamos brevemente, no mercado futuro se negociam ativos subjacentes, que terão seus valores estipulados conforme uma data mais a frente. 

Para que nenhum investidor possa acumular lucro até que a data desse ativo expire, o ajuste é realizado diariamente. Se não fosse assim, a operação teria lucratividade tanto no presente quanto na data futura!

É uma medida protetiva tanto para a Bolsa de Valores, que consegue manter as ações em ordem, quanto para os próprios investidores, que detém de uma certa igualdade quando a chance de lucrar - ou não - com as aplicações.

Além disso, também é uma medida eficaz contra inadimplências: na hora do ajuste diário, se o acerto for positivo, o valor de rentabilidade é depositado diretamente na conta do investidor. Do contrário, se for negativo, será debitado.

Como você pôde perceber, investimentos realizados em mercado futuro podem parecer mais seguros pelo fato da negociação ser concretizada com data e valores pré-estabelecidos. Entretanto, também é um setor que possui seus riscos. 

Aquele(a) que deseja realizar esse tipo de operação precisa estar ciente de que poderá ganhar ou perder dinheiro todos os dias, de acordo com os horários de ajuste diário, até que o ativo atinja seu prazo de vencimento.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados