Logo Mais Retorno
termos

Agrotech

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:15/12/2021 às 13:50 -
Atualizado 5 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

O que é AgroTech?

AgroTech é uma startup voltada para o setor do agronegócio. O seu principal objetivo é, então, gerar soluções que envolvem tecnologia que revolucionem esse campo. O intuito é facilitar o trabalho dos produtores rurais e otimizar a produção com soluções que vão desde o cultivo à criação de gado até a comercialização de produtos.

O diferencial de uma AgroTech para outras empresas é o desenvolvimento e a adaptação de tecnologias direcionadas diretamente para o setor da agropecuária. Sendo assim, elas são capazes de criar ferramentas como softwares para toda a gestão agrícola e para o controle da logística envolvida.

Quais são os objetivos de uma AgroTech?

O principal objetivo de uma AgroTech é otimizar os processos agrícolas e pecuários com o intuito de alcançar um aumento de produtividade e a redução de desperdícios. Isso só é possível com o uso de tecnologia de ponta para chegar à posição exata dos pontos em que são desenvolvidas atividades dentro de uma propriedade agrícola.

A partir disso, essa posição geográfica é correlacionada com eventos técnicos, como análise de solo, adubação, semeadura e colheita. Dessa forma, é possível gerenciar todas essas atividades de maneira mais técnica e eficiente para obter melhores resultados.

Entre as principais atividades que uma AgroTech desempenha está a agropecuária de precisão, que nada mais é que o desenvolvimento de tecnologias focadas na melhoria da utilização de matéria-prima para aumentar a eficiência dos processamentos até chegar no produto final. A análise laboratorial também é bastante presente nesse ramo, onde pesquisas de novos métodos são realizadas com o intuito de descobrir mais sobre o desenvolvimento dos animais, das plantas, a composição do solo e outros fatores.

Qual é a importância de uma AgroTech?

Com o avanço da tecnologia no geral, era de se esperar que logo ele chegasse também no campo. Sendo assim, fica cada vez mais evidente que a imagem de um agricultor realizando todas as atividades sozinho fica cada vez mais no passado. Atualmente, não investir em inovações significa ficar para trás na competitividade nesse setor.

As startups estão revolucionando não só o mercado em si, mas toda a forma com que a produção acontece tanto na pecuária quanto na agricultura. Além de otimizar o trabalho dos produtores a nível nacional, são elas que ajudam a aumentar a competitividade do agronegócio e melhora até o resultado do setor nas exportações.

Nesse sentido, a evolução das AgroTechs tem grande importância na redução de custos e perdas. Além disso, oferece diversas vantagens como otimização dos materiais e dos recursos humanos, assim como uma maior segurança e proteção ambiental. Aqui, é importante pontuar que essas soluções são oferecidas para negócios de qualquer tamanho — e não só os grandes e já bem estabelecidos. Existem empresas, aliás, focadas somente nos pequenos e médios produtores.

Quais são as tendências e novidades do setor das AgroTechs?

As AgroTechs seguem a tendência do setor industrial como um todo, que já necessitava de uma grande quantidade de trabalhadores e passou a automatizar os processos aos poucos. Até hoje, na verdade, busca a melhoria contínua de todas as tarefas envolvidas. O surgimento das AgroTechs pode ser interpretado como uma resposta a essa necessidade.

Algumas tecnologias que antes não eram pensadas para serem aplicadas no meio agropecuário estão, gradativamente, sendo testadas. Uma delas é o reconhecimento de bovinos por meio de imagens. Ela ainda se encontra em fase experimental e é muito semelhante ao reconhecimento facial, já que utiliza câmeras instaladas na propriedade para que, a partir delas, seja possível reconhecer cada animal.

Já no setor de máquinas agrícolas, o mercado está sendo revolucionado por conta dos tratores autônomos, que já contam com um mapa da propriedade instalado e instruções no sistema. Eles são controlados por tablets ou smartphones, o que dispensa a necessidade de um condutor especializado.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!