Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Administrador de Carteira

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:11/09/2019 às 21:15 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O que é um administrador de carteira?

No mundo dos investimentos, administrador de carteira é o responsável por fazer a gestão profissional do capital de um investidor. Ao ser contratado, ele tem liberdade para comprar e vender ativos, formando a carteira de investimentos de quem contratou o serviço.

O nome carteira é dado para a composição desse capital. Isto é, pelo portfólio ou, de maneira mais objetiva, pelos ativos financeiros escolhidos para sua composição. Essa escolha é feita pelo administrador de carteira que nada mais é do quem analisa, administra e toma decisões sobre o capital.

Essa função é fundamental dentro de uma tomada de decisão e apresenta como grande vantagem ao investidor a tranquilidade de transferi-la a um profissional que tem melhor conhecimento de mercado. Apesar do nome formal

O que é uma carteira administrada?

Uma carteira administrada é, de maneira extramente simplificada, uma forma que o investidor tem de "contratar" um especialista de mercado (o próprio administrador de carteira) para gerenciar o seu capital.

Pode-se até dizer que é uma terceirização, já que todo processo decisório é feito por esse profissional. A ideia é libertar o detentor do capital da necessidade de estudar e acompanhar o mercado financeiro, encontrando na carteira administrada uma gestão profissional. Isso, claro, não impede que o dono do dinheiro acompanhe e avalie tudo que é feito — algo que, inclusive, é mais do que recomendado.

Vale reforçar ainda que a carteira administrada não é um produto ou um ativo financeiro, mas um serviço prestado ao investidor. Você não investe em carteira administrada, mas escolhe esse serviço para que o dinheiro seja aplicado em determinados produtos (como fundos, títulos públicos, ações e outros tantos existentes).

Quais são as responsabilidades de um administrador de carteira?

A principal responsabilidade de um administrador de carteira é, obviamente, a gestão de capital do cliente que contratar o serviço.

É importante observar que não é qualquer pessoa que pode assumir esse cargo: é preciso ser autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Isso porque, ao confiar o capital a esse profissional, o investidor precisa da confiança total no procedimento.

Além disso, o administrador de carteira precisa cumprir algumas regras estabelecidas pela própria CVM. Entre elas estão o cumprimento de exigências técnicas para o cargo e a transparência sobre carteiras de administração (inclusive com prestação de contas), por exemplo. Como tudo que envolve o mercado financeiro, a fiscalização sobre esse trabalho é rigorosa.

Quais as vantagens de ter um administrador de carteira?

A grande vantagem de trabalhar com uma carteira administrada é a facilidade. O investidor não precisa se preocupar com praticamente nada em relação ao seu capital. A gestão é profissional e tomadas de decisão são feitas por conta do administrador de carteira.

O fato de trabalhar com investimentos dessa forma também é uma vantagem técnica. Ao menos em tese, esse profissional tem um amplo conhecimento de mercado e que, na maior parte das vezes, é melhor do que o do próprio investidor.

Além disso, essa é uma forma de uma pessoa contratar um gerenciamento personalizado para os seus objetivos financeiros. A tomada de decisão sobre os ativos que farão a composição da carteira dependerão diretamente desse tipo de informação, cabendo ao administrador mantê-lo devidamente informado sobre os resultados.

Por fim, tudo isso é feito com uma rigorosa fiscalização da CVM. Isso implica em um serviço seguro e transparente.

Quais as desvantagens de ter um administrador de carteira?

O principal problema desse formato é o custo. Além de arcar com todas as taxas que já fazem parte do mercado financeiro (como os impostos, por exemplo), o uso de uma carteira administrada traz um valor a mais que o investidor precisa arcar.

Geralmente, a taxa cobrada é percentual em relação ao que o cliente contratante possui como patrimônio — algo que é positivo na medida em que faz com que o administrador de carteira queira obter os melhores resultados. Se o cliente ganha mais dinheiro, ele ganha também.

Em menor nível, há também a sensação de que o dinheiro está "preso" na medida em que a movimentação e escolha dos ativos não é do dono do capital, mas do administrador. No entanto, ao menos geralmente, a busca por esse profissional é justamente para não ter esse tipo de preocupação.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados