Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

Accountability

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:01/06/2020 às 17:27 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

O que é Accountability?

Accountability é um termo que vem do inglês e pode ser traduzido como tomar responsabilidade por algo. Esse termo vem sendo muito utilizado no meio corporativo, ligado a temas como integridade, governança e compliance.

Ele remete à importância de que todos os membros da organização tomem responsabilidade por suas ações e pelas consequências que elas geram, agindo de maneira mais ética e consciente, e prestando contas pelo seu trabalho.

Como o conceito de Accountability é aplicado nas empresas?

Para que exista accountability nas empresas, é preciso que todos os membros da organização entendam e apliquem pessoalmente esse conceito. Por isso, as organizações incluem a noção de “tomar responsabilidade” entre seus valores e fazem um trabalho para inserir esse valor na cultura organizacional. 

Outro ponto importante é que, para um colaborador tomar responsabilidade sobre os resultados que ele produz (ou que ele não consegue produzir), é preciso, antes, haver um forte alinhamento a respeito dos resultados que são esperados dele. Por isso, para que a accountability realmente funcione, é preciso também melhorar a comunicação entre as partes.

Além disso, é importante que os líderes – diretores, gerentes – demonstrem accountability. Esse é um valor muito mais facilmente disseminado pelo exemplo. 

Como Governança e Accountability se relacionam?

Governança (e também integridade e compliance) têm como base a transparência. Esse também é um fator determinante para a accountability. Não pode existir tomada de responsabilidade sem transparência; sem reconhecer a falha em atingir expectativas e os erros que levaram a ela.

A governança corporativa, por exemplo, consiste no sistema pelo qual empresas são geridas, que envolve o relacionamento entre os diretores e outras figuras essenciais para essa gestão, como o conselho de administração e os sócios. Se não existe accountability nesse relacionamento, a confiança entre as partes é perdida, e isso afeta negativamente a gestão da organização.

Porque Accountability é relevante para o investidor?

Quando falamos sobre a necessidade de que o colaborador ou o gerente tomem responsabilidade por suas ações, estamos ressaltando uma faceta da accountability, que está nas relações internas da empresa. 

Porém, existem outras facetas, presentes nas relações externas, como a relação da empresa com seus investidores: acionistas, cotistas, debenturistas e outros.

Se alguém investe em uma empresa, é porque existe uma expectativa de que ela possa usar os recursos investidos para produzir resultados financeiros que vão, no tempo certo, ser revertidos de volta a esse investidor. É sobre essa premissa que o mercado financeiro se baseia.

Quando uma empresa, por qualquer motivo, não consegue produzir os resultados financeiros esperados, ela deve demonstrar accountability – isto é, tomar responsabilidade, agindo com transparência para reconhecer quais foram os erros cometidos e qual será a solução oferecida.

Empresas que não demonstram accountability como um de seus valores na relação com investidores podem facilmente perder a confiança do mercado financeiro. Consequentemente, terão mais dificuldades para levantar recursos no futuro. 

Como o conceito de Accountability é aplicado na gestão pública?

Apesar do conceito de Accountability estar muito presente nas empresas privadas, ele também ganhou espaço na gestão pública e existem mecanismos que permitem estabelecer uma tomada de responsabilidade pelos membros da máquina estatal.

O centro da accountability, nesse caso, são os órgãos de controle institucional. Um bom exemplo é o TCU - Tribunal de Contas da União, cujo papel é fiscalizar o uso dos recursos e observar que sejam seguidas as determinações da lei. O governo federal deve prestar contas dos gastos anuais ao TCU e, caso eles não sejam aprovados, pode haver sanções.

Porém, nem todo controle é institucional. Atualmente, o avanço da tecnologia permite que a população em geral também exerça esse controle, tendo acesso a informações relevantes sobre a gestão pública. Por exemplo, por meio dos portais de transparência na internet, é possível conhecer até mesmo os salários dos funcionários públicos. Assim, existe uma fiscalização social, e o governo deve prestar contas de seu trabalho à população.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados