Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
termos

ABAAI

Autor:Equipe Mais Retorno
Data de publicação:07/04/2020 às 21:19 -
Atualizado 4 anos atrás
Compartilhe:

ABAAI é a Associação Brasileira de Agentes Autônomos de Investimentos, que representa pessoas que atuam como intermediárias entre investidores e os produtos e serviços do mercado de capitais.

A ABAAI é considerada uma associação de classe e que tem como objetivo fomentar e oferecer as premissas para a conduta dos agentes autônomos de investimento no mercado.

Para que serve a ABAAI?

A associação tem a missão de orientar estes profissionais a atuarem e quais as obrigações e limitações atribuídas a eles. Segundo a ABAAI, o agente autônomo tem a função de apresentar o mercado aos investidores, contribuindo para o acesso de mais brasileiros ao mercado de capitais.

Entre as funções do agente estão a de:

  • fazer prospecção e captação de clientes;
  • receber e realizar o registro de ordens de compra e venda de ativos;
  • prestar informações sobre os produtos e serviços das corretoras aos investidores.

Agindo como intermediários, os agentes autônomos de investimentos têm algumas limitações em suas atividades regulamentadas. No caso, eles não podem fazer análise de valores mobiliários, dar consultoria de investimentos ou fazer a gestão de carteira.

De modo prático, os agentes podem esclarecer dúvidas sobre alguns produtos e serviços, mas não podem montar o portfólio do cliente, por exemplo.

Como é credenciado o agente autônomo?

De acordo com a ABAAI, para que os agentes autônomos possam atuar, precisam ser credenciados por uma entidade autorizada a conceder esse tipo de licença. Essa entidade credenciadora deve ser autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e comprovar que possui uma estrutura de autorregulação e, inclusive, fornecer um código de conduta para os agentes.

O credenciamento é feito pela Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (ANCORD). No entanto, o registro da atividade é concedido pela própria CVM. Este procedimento de certificação está previsto na Instrução CVM nº.497/11.

Para os investidores que queiram conferir que os agentes autônomos estão realmente credenciados para trabalhar, há dois canais: o site da própria ABAAI e o da CVM.

Mudanças

Ao longo do ano de 2019, a ABAAI e grupos de agentes autônomos de investimentos vêm trabalhando por alterações na atuação destes profissionais. Algumas demandas foram o pedido para que se mude oficialmente o termo pelo qual o profissional é designado, de “agente autônomo de investimentos” para “assessor de investimentos” e o fim da exclusividade de se vincular somente a uma única corretora.

O mercado dos agentes vem passando por alterações à medida que os bancos tradicionais oferecem menos oportunidades de trabalho e o número de investidores pessoa física vem crescendo e buscam por orientações. Com isso, muitos profissionais que trabalhavam em bancos, passaram a atuar como agentes.

De acordo com dados levantados pela ANCORD até setembro de 2019, no Brasil há 8,8 mil pessoas credenciadas como agente autônomo, enquanto a ABAAI representa mais de dois mil profissionais.

Sobre o autor
Autor da Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados