Logo Mais Retorno
Fundos de Investimentos

Sobreposição de fundos: saiba o que é e como evitar

A sobreposição de fundos é uma situação em que dois fundos investem nos mesmos títulos, aumentando o risco de mercado.

Data de publicação:14/02/2022 às 11:07 -
Atualizado 3 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

A sobreposição de fundos é uma situação que ocorre com frequência no mercado de ações, que deve ser minimizada para reduzir o risco de mercado para os investidores.

Esse fenômeno acontece quando o investidor tem dois ou mais fundos mútuos que investem nos mesmos títulos ou possuem objetivos similares às condições de mercado. Com a sobreposição de fundos, aumenta o nível de risco nos investimentos, reduzindo a diversidade do portfólio.

Se o investidor tem dois fundos mútuos que investem nas mesmas ações, em caso de perda, ambos vão sofrer da mesma condição. Além disso, a vantagem de diversificação é reduzida, pois expõe os títulos aos mesmos riscos.

Entendendo a sobreposição de fundos

A situação da sobreposição de fundos permite que um investidor tenha ações em fundos negociados em bolsa, chamado de ETFs, ou em diversos fundos mútuos que possuem posições sobrepostas. Um exemplo prático, se um investidor aplicou dinheiro em um ETF do segmento de tecnologia ou em um fundo mútuo de índice S&P 500, essas aplicações estão sobrepondo às ações da FAANG (Facebook Apple, Amazon, Netflix e Google), uma vez que esses títulos compõem as carteiras de ambos os fundos. Dessa forma, grande parte do investimento estará concentrado em ações de poucas empresas.

No mercado de ações, é esperado poucos montantes de sobreposição. Porém, em caso extremo, o investidor fica exposto demais a níveis elevados de risco dos setores e das empresas. Com isso, o retorno da carteira comparando com um benchmark relevante pode ficar distorcido.

Diagrama de Venn

A sobreposição de fundos é uma espécie de diagrama de Venn com dois círculos. Cada círculo é um fundo mútuo, e no centro há aquela sobreposição dos círculos, como na imagem abaixo.

Diagrama de Venn: o que é, representação, operações - Mundo Educação

O investidor deve evitar o excesso da interseção entre os círculos, quanto menor for a sobreposição, menos riscos o investidor terá.

Recomenda-se que o investidor verifique seus fundos trimestralmente. Se dois fundos mútuos estiverem sobrepondo as mesmas ações, é a hora analisar se vale a pena fazer uma troca de um dos fundos, por um outro fundo similar, mas que não tenha a participação das mesmas ações.

Os investidores e gestores de fundos devem diversificar com frequência seus investimentos em classes de ativos. Além disso, é importante determinar a porcentagem do portfólio, ou seja, quanto deve ser alocado para cada um, incluindo ETFs, investimentos de curto prazo, commodities, imóveis, títulos, ações, entre outros.

Além de reduzir a diversificação da carteira, a sobreposição de fundos pode criar posições concentradas, mesmo sem o conhecimento do investidor.

Como detectar a sobreposição de fundos?

A forma mais simples de detectar e evitar a sobreposição de fundos é verificar as categorias dos fundos. Com isso, será possível ver que os fundos mútuos não tenham objetivos similares. Para evitar essa situação, não faça as seguintes combinações:

  • Ter mais de um fundo de ações ou índice de capitalização alta;
  • Ter mais de um fundo de ações de capitalização reduzida;
  • Ter mais de um fundo de ações estrangeiro;
  • Ter mais de um fundo de títulos.

Outra forma de verificar essa situação é observar os administradores dos fundos. Mesmo que sejam compostos por pessoas diferentes, quando os fundos são mútuos, eles possuem estilos e filosofias específicas, em que dificilmente se desviam. Podemos concluir que esses fundos podem ter o mesmo gestor. Portanto, também é importante diversificar os administradores de fundos.

Como se livrar dessa situação?

Eliminar a sobreposição dos fundos é uma importante tarefa para manter uma boa carteira diversificada de investimentos. Quando o investidor detectar os fundos que possuem um grau elevado de sobreposição, é fundamental realizar a escolha de um para manter em sua carteira e outro para trocar por outro fundo.

Antes de fazer essa substituição, verifique se o novo fundo também não está sobreposto ao que ficou na carteira.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!