Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
contas do governo central
Economia

Situação fiscal do País é preocupante para Stuhlberger, gestor do fundo Verde

Continuidade de gastos públicos em ano pré-eleitoral aumenta nível de incertezas no mercado

Data de publicação:10/08/2021 às 18:51 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Em sua análise mensal do quadro político-econômico brasileiro, o reconhecido e respeitado gestor do fundo Verde, Luis Stuhlberger, expõe sua preocupação com a atual situação fiscal, ao afirmar que “o País parece flertar perigosamente com o passado”, em relação aos gastos públicos em ano pré-eleitoral.

Stuhlberger reconhece que houve a necessidade de injeção de recursos públicos para fazer frente às consequências da pandemia. No entanto, sua expectativa era de que esse processo seria temporário, e conforme houvesse o avanço na vacinação, seria possível retornar a uma estratégia de maior austeridade nos gastos públicos.

luis stuhlberger
Stuhlberger: reversão de expectativas na condução da política fiscal do País - Foto: Divulgação

“O primeiro semestre de 2021, em parte por conta das variantes mais contagiosas, em parte por conta das falhas em acelerar a vacinação, acabou não vendo isso”, afirma ela na carta mensal.

“Tivemos mais gastos fiscais, enquanto a autoridade monetária se via às voltas com vários desafios de calibragem da taxa de juros, dada uma série de choques de oferta que tem afetado o país e o mundo, com cadeias de suprimento globais sofrendo com retomada, faltas de chuva no Brasil, etc”, relata o gestor ao explicar a reversão no cenário esperado.

“Agora, à medida que caminhamos para uma reabertura econômica mais ampla, o país parece flertar perigosamente com o passado”, afirma Stuhlberger. Ele se refere às seguidas discussões recentes sobre tirar gastos do teto, com vistas a operações de cunho eleitoral.

Para ele, tal perspectiva sinaliza uma preocupante vontade de reviver de modo permanente o “acelerador fiscal” no modelo macro brasileiro. Condição que vai naturalmente demandar a volta permanente, de um “freio monetário”, o que, por sua vez, tende a dificultar a performance dos ativos de risco brasileiro e reverter, ou prejudicar, o processo de aprofundamento e sofisticação do mercado de investimentos no Brasil, pondera o gestor.

Para ele, o mercado brasileiro vem sofrendo nos últimos dois meses, com a frustração da perspectiva que associava a aceleração da vacinação com reabertura econômica, o que resultaria na melhora de expectativas, e, portanto, boa performance de ativos de risco. O que não vem acontecendo e, ao mesmo tempo, dificultando a execução de estratégias na administração dos fundos de investimentos.

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados