Logo Mais Retorno
fundo imobiliário
Outros

Secovi-SP espera melhora do mercado de imóveis em 2023 com potencial queda da Selic

Mesmo com alta da Selic em 2021, segmento se mostrou resiliente

Data de publicação:23/09/2022 às 11:20 -
Atualizado 5 dias atrás
Compartilhe:

O economista-chefe do Sindicato da Habitação (Secovi-SP), Celso Petrucci, disse esperar uma melhora do mercado de imóveis em 2023, com tendência de queda da taxa básica de juros (Selic) em algum momento nos próximos trimestres.

imóveis
Volume de financiamento de imóveis bateu recorde em 2021 - Foto: Reprodução

"Seguramente, o ambiente econômico para o mercado imobiliário para 2023 parece mais atrativo do que em 2022", afirmou hoje Petrucci, em painel durante o Summit Imobiliário, evento organizado pelo Estadão em parceria com o Secovi-SP.

Petrucci avaliou que, a despeito do ciclo de alta da Selic, o setor se manteve resiliente. Enquanto a taxa básica saiu de 2% para 13,75% ao ano, a taxa média do crédito imobiliário avançou de 7% para 9,5% ano - patamar considerado moderado.

Financiamento de imóveis bate recorde

Com isso, o volume de financiamentos para compra e construção de imóveis bateu recorde em 2021 e caminha para o segundo melhor ano da história em 2022.

"As esteiras dos bancos estão trabalhando normalmente com esta mediana de 9,5%", observou. "Do ponto de vista de financiamento, esse processo foi pouco sentido", disse, referindo-se à manutenção dos negócios mesmo com a Selic mais alta. /Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter