Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
rial_280320230017.jpg
Empresa

Rial se preocupou mais com sua reputação, diz CEO da AZ Quest

Em live com a XP, Walter Maciel, CEO da AZ Quest, destacou as falhas na condução da situação da Americanas

Data de publicação:29/03/2023 às 08:00 -
Atualizado um ano atrás
Compartilhe:

“Ele ficou preocupado primeiro com a reputação dele depois com o resto". Esta é a análise de Walter Maciel, CEO da AZ Quest, sobre a atuação de Sergio Rial, em live com a XP sobre mercado de crédito, em fevereiro. Rial era CEO das Americanas no momento da descoberta de “inconsistências contábeis” e teve sua remuneração questionada pelo presidente da CVM, nesta terça, 28, em audiência no Senado. 

Para o CEO da AZ Quest, a atuação dos “3G” (grupo formado por Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira) também foi aquém das expectativas. "Eu sou ex-Banco Garantia e os 3G foram meus patrões. Eu estou muito decepcionado com a forma deles de lidar com o caso", disse ele. 

Americanas
A Americanas segue em recuperação judicial desde janeiro de 2023

Suas críticas mais contundentes, contudo, se direcionaram a Rial. "O destaque é para a forma desastrosa que o Rial conduziu assim que ele assumiu", entende. 

Na visão de Maciel, Sérgio Rial, que tinha apenas 15 dias de empresa, deveria ter atuado de forma a proteger os interesses da companhia e encontrar uma solução para o problema antes de tornar a situação pública. 

“Se eu fui chamado para ser CEO, sou responsável pelo negócio, tenho um projeto, na hroa que eu começo a olhar, vejo que tem um problema, antes vir a mercado, eu chamo o auditor, que seria a Price [WaterHouse Coopers (PWC)], no caso, e falo: olha, vamos entender aqui qual é o problema? Aí mapeou o problema, chama o conselho, chama os sócios, vamos levar a mercado com transparência mas já com um plano para propor”, pontua o CEO.  

Para ele, a maneira de conduzir a situação na Americanas foi influenciada pela experiência prévia de Rial no Santander. E comenta: “Eu acho que, sem fazer inferências, em uma leitura externa, o Rial saiu do Santander e o Santander logo depois divulgou uma carteira de inadimplência recorde. Santander era um banco com excelência de crédito e ele saiu chamuscado ali... Eu acho que ele ficou preocupado primeiro com a reputação dele depois com o resto.”

O CEO entende também que a maneira que a situação foi conduzida por Rial “também contribuiu para esse bafafá”, em suas palavras. 

“Nosso principal fundo de crédito privado, o AZ Quest Luce, tinha zero de Lojas Americanas”, garantiu Walter Maciel.  

Leia mais:

Sobre o autor
Camille Bocanegra
Repórter da Mais Retorno

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados