Logo Mais Retorno
Finanças Pessoais

Restituição do IR2022 é paga hoje, 29: veja se vai receber e onde aplicar o dinheiro

É o 3º lote com R$ 6,3 bilhões, que serão pagos a 5,2 milhões de contribuintes

Data de publicação:29/07/2022 às 05:00 -
Atualizado 20 dias atrás
Compartilhe:

A Receita Federal paga nesta sexta-feira, 29, a restituição do IR2022, e o dinheiro cai na conta que o contribuinte indicou na declaração. Trata-se do 3º lote de restituições com R$ 6,3 bilhões para ressarcimento de mais de 5,2 milhões de contribuintes com direito à devolução de imposto.

Para saber se vai receber a restituição do IR2022 nesse lote, o contribuinte deve acessar o site Meu Imposto de Renda e na lista de 'Serviços' clicar em 'Consultar a restituição'. Basta preencher o quadro de número de CPF, ano da declaração (2022), e data de nascimento, além de preencher o quadro de caracteres do código enviado pela Receita.

restituição IR2022
Para saber se está nesse lote de restituição do IR2022, contribuinte pode consultar o site 'Meu Imposto de Renda'

Se o contribuinte estiver nesse lote receberá a mensagem de que 'a restituição já foi enviada para crédito no banco'; se aparecer que ' está em fila de restituição', o dinheiro deverá ser liberado nos próximos lotes.

Para saber se caiu na malha ou para ter outras informações sobre a declaração, o contribuinte pode entrar portal e-Cac. Além do status da declaração, há informações sobre pendências, erros ou inconsistências encontradas pela Receita. Nesse mesmo portal é possível fazer complementações ou retificações de dados.

Malha fina

Quem caiu na malha fina poderá providenciar uma retificadora pelo portal e-Cac se concordar com o erro apontado. Nesse caso, será gerado um novo número de entrega da declaração.

Mas quem tiver certeza de que os dados estão corretos e os documentos que possam comprová-los, deve procurar a Receita Federal para prestar novos esclarecimentos. Para isso, terá de agendar um atendimento presencial, a partir do próximo ano, em uma de suas unidades.

Existe o prazo de até 5 anos para fazer as retificações dentro de uma nova declaração, mas desde que a declaração já entregue não tenha caído na malha fina ou esteja sob fiscalização da Receita Federal.

Como fazer a retificação

O contribuinte pode usar o mesmo programa do IR2022, baixado do portal da Receita Federal na internet; pelo aplicativo ‘Meu Imposto de Renda’; ou ainda de forma online no portal e-CAC, acessando o serviço ‘Meu Imposto de Renda

Ao abrir o programa, o mesmo usado para fazer a declaração original, é clicar em “transmitidas” e abrir a declaração já enviada.

Em seguida, é preciso abrir a ficha de ‘identificação do contribuinte’, porque nela, no alto, haverá a pergunta que tipo de declaração deseja fazer. Deve-se fazer a opção pela ‘retificadora’, e informar o número de recibo da declaração já entregue.

Aí deve-se abrir a ficha em que será feita a correção, inserção, ou retirada de informações.

Da mesma forma que na original, no final é preciso clicar em ‘pendências’ para verificar se está tudo ok e, por fim, em ‘enviar a declaração’.

Vale lembra que o contribuinte com direito à restituição, ao apresentar uma retificadora, terá novamente de entrar na fila para receber o dinheiro de volta.

Onde investir o dinheiro

A Mais Retorno preparou uma seleção de 15 fundos de renda fixa que não só estão entre os 15 mais rentáveis neste ano como têm apresentado resultados consistentes em períodos mais longos. Clique aqui para conhecer esses fundos.

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.