Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
Fundos de ações.jpg
Fundos de Investimentos

Presidente da Anbima diz que novas regras da CVM sobre fundos devem elevar indústria local

Novas regras da CVM sobre fundos entrão em vigor a partir de 23 de abril de 2023

Data de publicação:12/01/2023 às 18:37 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O presidente da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), Carlos André, avalia que a Resolução 175 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que traz o novo marco regulatório dos fundos de investimento, deve elevar a indústria local ao patamar dos mercados mais desenvolvidos.

“Era uma regra mais que esperada pelos agentes de mercado e vai transformar a indústria brasileira”, destacou André, em evento promovido pela Anbima e pela CVM em São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 12.

fundos tt global equities
Novas regras para os fundos valem a partir de 03 de abril de 2023 | Foto: Reprodução

O executivo diz que desde o início da instrução 555 da CVM, que regulava a indústria de fundos até então, já tornou esse mercado mais democrático e acessível aos investidores. 

André destaca a possibilidade de nova estrutura dos fundos, divididos em classes e subclasses, e a divisão de responsabilidades como importantes mudanças. 

“É uma resolução moderna e robusta, e que dá à indústria possibilidade de crescer e se desenvolver ainda mais”, afirma.

Confira as novas regras

Muita coisa vai mudar para quem aplica em fundos de investimento a partir de 3 de abril. Esses dados entram em vigor com as regras atualizadas da nova Resolução nº 175, divulgada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) , na última sexta-feira, 23 de dezembro.

Com as regras do novo marco regulatório dos fundos, o investidor de varejo passa a ter acesso a outros ativos, inclusive no exterior, de crédito privado ou criptoativos, limitação de perdas, deverá haver mais transparência sobre as responsabilidades de cotistas e gestores, e novos produtos deverão surgir dentro dessa indústria no País, que já tem perto de 27 mil fundos e patrimônio de R$ 7,5 trilhões.

Parte da nova legislação abrange toda a classe dos fundos de investimento, outra contém regras específicas para os fundos de investimento financeiro (FIFs) e outra ainda para os fundos de investimento em direitos creditórios (Fidcs).

As principais mudanças para o investidor de varejo, previstas na nova resolução, abarcam três pontos: responsabilidade dos cotistas, em que a obrigação do cotista por seus atos fica limitada ao valor das cotas adquiridas por cada um; flexibilização da alocação em fundos com carteira de ativos negociados no exterior e a liberação em investimento nos Fidcs.

Leia mais:

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!