Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
João Pedro Barroso - CVM
Mercado Financeiro

Pregão 24 horas por dia? CVM admite estudos para ampliar horário de funcionamento do mercado

Ideia é ampliar gradativamente os horários de funcionamento do mercado, de modo a permitir que mais investidores pessoa física possam operar

Data de publicação:15/12/2022 às 21:23 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), João Pedro Nascimento, disse em evento ontem, no Rio de Janeiro, que estuda a ampliação do horário de funcionamento do mercado de capitais.

Segundo ele, uma provavel ampliação do funcionamento do mercado poderia acontecer em breve A inspiração, confessa, está na lógica de operação do mercado de criptoativos, que se mantém em atividade 24 horas por dia, sete dias por semana.

João Pedro Barroso do Nascimento
inspiração da CVM veio da lógica do mercado de criptoativos - Foto: Divulgação

Apesar de considerar essa dinâmica sedutora, ele admite que “isso seria perigoso para o mercado de capitais”.

“Mas temos de pensar em, aos poucos, ampliar o horário de funcionamento do mercado”, frisou, explicando que a medida teria caráter “inclusivo”, pois permitiria que as pessoas chegassem em casa, depois do trabalho, e tivessem tempo para fazer suas operações no mercado de capitais. “Temos notado aumento muito grande do número de CPFs.”

No contexto do crescimento de investidores pessoa física, a CVM tem adotado muitas iniciativas no tema de educação financeira, destacou. “Se a educação financeira é relevante nos mercados desenvolvidos, nas economias emergentes é ainda mais. É tratar a inclusão pelo mercado de capitais.”

Nascimento reforçou ainda que, no ano que vem, a CVM começa a se mover no campo da portabilidade dos fundos de investimento, o que vai empoderar o investidor de varejo, e acrescentou: “Estamos trazendo as finanças descentralizadas para dentro do mercado de capitais, alinhando com o Pix e o Open Bank”.

O presidente da CVM elogiou a atuação do Banco Central na definição da taxa de juros no combate à inflação. Nascimento participou do Seminário Regional do Centro OCDE-CVM de Educação e Letramento Financeiro para a América Latina e o Caribe. / Agência Estado

Leia mais:

 

 

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados