Logo Mais Retorno
Economia

Plano do BCE de elevar juros depende de dados econômicos, diz Lagarde

Plano é elevar as três taxas de juros da zona do euro em 25 pontos-base, segundo a presidente do BCE

Data de publicação:28/06/2022 às 11:49 -
Atualizado um mês atrás
Compartilhe:

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reiterou nesta terça-feira, 28, os planos da instituição de elevar juros no próximo mês e em setembro, mas afirmou que o compromisso dependerá do comportamento dos dados econômicos.

Em discurso no Fórum do BCE, na cidade portuguesa de Sintra, Lagarde confirmou que o BCE pretende elevar suas três principais taxas de juros em 25 pontos-base na reunião de política monetária de 21 de julho, em um momento em que a inflação da zona do euro atinge níveis recordes em meio à guerra na Ucrânia.

Chrsitine Lagarde BCE
Lagarde, do BCE, defende a elevação de 25 pontos-base nas taxas de juros da zona do euro - Foto: Reprodução

Lagarde afirmou também que um aumento de juros maior será apropriado na reunião de setembro "se a perspectiva de inflação no médio prazo persistir ou se deteriorar". Para depois de setembro, Lagarde previu uma trajetória "gradual, mas sustentada" de mais aumentos de juros.

A representante da autoridade monetária europeia confirmou ainda que o BCE decidiu acelerar o desenvolvimento de um instrumento para lidar com a chamada "fragmentação" na zona do euro, referindo-se às divergências nos custos de empréstimos de países que integram o bloco.

"O novo instrumento terá de ser eficaz, proporcional e conter salvaguardas suficientes para preservar (...) uma política fiscal sólida".

Christine Lagarde, do BCE

Aperto monetário mais agressivo

Já o dirigente do BCE e presidente do BC da Letônia, Martins Kazaks, reforçou também nesta terça-feira, 28, também durante evento em Sintra, que pode ser válido considerar um aumento de juros de 50 pontos-base (pb) em julho.

Em entrevista à TV Bloomberg, Kazaks ponderou que pode ser razoável antecipar as altas de juros se o quadro da inflação, que está em níveis recordes na zona do euro, se agravar.

Ele afirmou, no entanto, que seu cenário base continua sendo de que o BCE elevará juros em 25 pontos-base no mês que vem e em mais 50 pontos-base em setembro. / com Agência Estado

Leia mais

Cobertura do Leblon, de R$ 42 milhões renderia mais de R$ 500 mil/mês (maisretorno.com)
Pré ou pós-fixados: o que é melhor com provável fim do ciclo de alta? (maisretorno.com)
As teorias que surgem sobre novos arranjos econômicos na Europa (maisretorno.com)
Porto, do Citi: 'com inflação de 2 dígitos não dá para parar o juro' (maisretorno.com)

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!