Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
selic
Economia

Perspectiva é a de caminhar para finanças descentralizadas, diz Campos Neto

Caminho é o de desenvolvimento de moedas digitais adotadas pelos bancos centrais

Data de publicação:08/10/2021 às 17:08 -
Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira, 8, que a perspectiva é a de caminhar cada vez mais para finanças descentralizadas no mundo. Nesse sentido, avaliou que a maneira de fazer isso dentro do guarda-chuva dos bancos centrais é por meio do desenvolvimento de moedas digitais de BCs (CBDC, na sigla em inglês).

Mais cedo, o presidente do BC havia dito que o Brasil está na frente de outros países nas discussões do real digital e repetiu que é preciso ter em mente a saúde do sistema bancário nesse processo.

banco central
Edifício do Banco Central do Brasil em Brasília - Foto: Leonardo Sá/Agência Senado

Comércio exterior

Campos Neto também respondeu que os dados da autoridade monetária não apontam para um grande volume de recursos do comércio exterior que estariam deixando de entrar no País. "Nossos números não mostram muita receita de exportação ficando lá fora. Falam em montantes US$ 40 bilhões a US$ 50 bilhões de receitas de exportação ficando lá fora, mas não vemos isso", afirmou.

Mercado de trabalho

O presidente do Banco Central disse ainda que diversos bancos centrais têm debatido sobre mudanças estruturais no mercado de trabalho durante a pandemia e seus efeitos no hiato do produto. "Recuperação do mercado de trabalho informal vai ser mais lenta, e diversas atividades que passaram a ser feitas remotamente talvez não voltem para o modo presencial. Não mudamos expectativas de hiato muito, mas temos que levar alguns efeitos estruturais em consideração", respondeu.

Campos Neto participou nesta sexta-feira de webinar do Itaú BBA.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados