Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
lemann
Fundos de Investimentos

Os 10 fundos de renda fixa de maior captação em 2021 não são os que melhor remuneram o cotista; confira

Rendimento chega a ser inferior ao da poupança e perde para a inflação também

Data de publicação:20/09/2021 às 05:00 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Os fundos de renda fixa que mais captaram nesse ano não são os que costumam pagar o melhor rendimento ao investidor.

Tomando como base de comparação a captação total em 2021, grandes bancos dominam o topo da lista, como o Banco do Brasil, Bradesco e Caixa. Entre os 10 que mais receberam depósitos, apenas um, o da gestora Riza Investimentos, não é de grandes redes.

A capilaridade e o número elevado de clientes facilitam e muito a captação e ,não por acaso, o Banco do Brasil preenche 50% do ranking, com 5 fundos de maior captação; a Caixa aparece com 2 fundos, e o Bradesco com 2.

A maior parte deles está voltada para proporcionar liquidez, sem o objetivo de remunerar bem o dinheiro do cotista. São fundos para receber o dinheiro que precisa ficar mais à mão, pode ser retirado a qualquer momento, funcionam como uma espécie de conta corrente remunerada.

Esses fundos, de fato, são mais indicados do que deixar o dinheiro mofando em conta corrente, mas é bom saber que alguns deles perdem até da poupança. Compare:

Menos do que a poupança

Considerando que poupança tem uma remuneração acumulada de 1,43% de janeiro a agosto de 2021, 5 fundos conseguiram apanhar até mesmo da poupança, tida como o investimento que pior remunera o investidor no mercado brasileiro.

O Caixa Prático rendeu 0,84%, o BB Curto Prazo Automático Setor Público (o campeão de captação), 086%; o BB Curto Prazo Automático Mais, 0,89%; o Bradesco Simples Automático, 1,04%; e o BB Simples, 1,21%.

Os outros 5 fundos que estão entre os mais procurados pelos investidores conseguiram pagar algo superior nesse mesmo período: o Riza Lotus, que apresenta o maior rendimento entre eles, de 3,46%; o Bradesco Referenciado Max, 2,32%; o BB Referenciado de Títulos Públicos, 2,09%; o BB Curto Prazo Super, 1,90%; e o BB Diferenciado Setor Público, 1,70%.

Todos os 10 fundos, no entanto, não conseguiram proteger o investidor de perdas para a inflação que, medida pelo IPCA, ficou em 5,67%.

Diferença é gritante entre os fundos de renda fixa

Se a comparação com a remuneração da poupança não chega a impressionar, porque é também uma das mais baixas, o quadro é diferente e chama a atenção quando se olha o que os fundos de renda fixa mais rentáveis no ano pagaram.

No ranking dos 10 fundos de renda fixa campeões em 2021, o mais rentável foi o Infinity Tiger, com um rendimento de 8,71% de janeiro a agosto deste ano. Esse mesmo fundo rendeu 1,49% só em agosto.

Ou seja, o retorno proporcionado pelo Infinity em um mês superou a rentabilidade acumulada em oito meses por vários desses fundos. Acompanhe:

O BB RF Curto Prazo Automático Setor Público (0,86%), do Bradesco Simples Automático (1,04%), FIC FI da Caixa Prático (0,84%) e do BB RF Curto Prazo Automático Mais (0,89%) e BB RF Simples, com 1,39% não conseguiram chegar ao retorno de apenas um mês do Infinity. Esse fundo tem a rentabilidade anual acumulada de 11,34%.

A diferença é expressiva para que o investidor fique acomodado em aplicações automáticas e rendimento baixo, em troca da liquidez. Um mínimo de planejamento ao separar os recursos de acordo com o fluxo de caixa pode proporcionar um retorno mais atraente e melhor administração do patrimônio. E mesmo porque, muitos fundos que estão entre os mais rentáveis também oferecem liquidez, com resgate creditado no dia seguinte útil ao da solicitação.

Mas e a segurança?

Além da ampla rede de agências, os fundos que mais captam também estão ligados a bancos tradicionais que contam com a credibilidade do investidor, como o Banco do Brasil, a Caixa e o Bradesco. E esse fator também pesa na hora da decisão de onde empregar o dinheiro, especialmente para o público mais conservador.

É claro que os riscos devem ser colocados na balança, a qualidade dos papeis que estão na carteira, assim como os cuidados e expertise dos gestores. Tudo para ter o retorno esperado. Mas quem tem o interesse em encontrar as melhores opções entre os milhares de fundos precisa acompanhar o histórico de rentabilidade do fundo para verificar a consistência dos resultados. Informações que podem ser encontradas no portal Mais Retorno.

Sobre o autor
Regina Pitoscia
Editora do Portal Mais Retorno.

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados