Ibc-Br sobe 0,33% em dezembro e acumula alta de 4,5% em 12 meses, segundo o BC
Em novembro, o índice havia variado 0,69% após três meses seguidos de queda
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (Ibc-Br), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do País, subiu 0,33% em dezembro de 2021 ante o mês anterior. Em novembro, o índice havia variado 0,69% após três meses seguidos de queda.
O número veio abaixo do esperado pelos analistas do mercado, que esperavam alta de 0,5%. Na comparação ano a ano, o Ibc-Br avançou 1,3%, acima das expectativas de 1%, e no acumulado de 12 meses, ficou positivo em 4,5%.
Estimativas para o PIB em 2021
Segundo o último Boletim Focus de dezembro, os economistas do mercado haviam revisado para baixo suas expectativas para o PIB de 2021. De acordo com o documento, houve um arrefecimento nas projeções de 4,58% para 4,51%, levando em conta a queda nas principais atividades econômicas registradas no terceiro trimestre do ano.
No entanto, com os resultados de dezembro e fechamento do ano, alguns analistas revisaram suas estimativas para o PIB do ano, elevando-as para uma mediana de 4,6%
Principais atividades econômicas em dezembro e fechamento de 2021
A produção industrial cresceu 2,9% em dezembro e fechou o ano com alta de 3,9%, após dois anos seguidos de perdas, segundo o IBGE. No varejo, ainda de acordo com informações do instituto, as vendas arrefeceram 0,1% no último mês de 2021, mas encerraram o ano com alta de 1,4%, contabilizando o quinto avanço anual consecutivo.
Já o volume de serviços prestados no Brasil cresceu 1,4% em dezembro, na comparação com novembro. Com o resultado, o setor fechou o ano com avanço recorde de 10,9%, eliminando as perdas do ano anterior.