Harold Hamm recompra ações e fecha capital da Continental Resources, do setor de petróleo e gás nos EUA
A empresa está entre as maiores produtoras independentes dos EUA
Harold Hamm, o bilionário pioneiro do fracking (perfuração de xisto), fechou o capital da sua empresa, a Continental Resources, ao comprar ações não pertencentes a ele e sua família por US$ 4,3 bilhões, de acordo com reportagem do Wall Street Journal.
Hamm fundou e administrou por décadas a Continental, uma das maiores produtoras independentes de petróleo e gás dos Estados Unidos com sede em Oklahoma City.
O acordo ocorre quando as empresas de xisto dos Estados Unidos estão sob pressão dos investidores de Wall Street para gastar de forma conservadora na produção e devolver mais dinheiro aos acionistas. A indústria de xisto aumentou a produção rapidamente por anos, mas perdeu dinheiro ao gastar mais do que seu fluxo de caixa. Muitos investidores preocupados com a pegada de carbono das empresas também se retiraram do setor.
Mesmo com os preços do petróleo chegando a US$ 130 este ano, os produtores aumentaram modestamente a produção. Hamm disse que a pressão dos investidores torna difícil bombear mais petróleo. Em junho, ele disse que fechar o capital "aumentaria nossa capacidade de manter nossa vantagem competitiva e também nos permitiria ser ainda mais ágeis em nossos esforços para criar valor por meio da broca".
Alguns acionistas expressaram insatisfação com o anúncio. Cole Smead, presidente da Smead Capital Management, empresa de investimentos que é a maior proprietária não familiar de ações da Continental, disse que a oferta de Hamm subvalorizou os ativos da empresa. /As informações são do Wall Street Journal