Logo Mais Retorno
Paulo Guedes afirma que a inflação não será transitória e é um problema mundial
Economia

Guedes afirma que a inflação não será transitória e é um problema mundial

Para o ministro da Economia, os bancos centrais ‘estão dormindo” e o Brasil se movimentou rapidamente para lidar com o problema

Data de publicação:21/01/2022 às 12:07 -
Atualizado 8 meses atrás
Compartilhe:

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta sexta-feira, 21, no Fórum Mundial Econômico de Davos, que a inflação não será transitória e é um problema mundial.

De acordo com o ministro, os bancos centrais "estão dormindo" e a inflação será um "grande problema para mundo Ocidental". O Brasil, segundo ele, se moveu rapidamente para lidar com o problema por meio do Banco Central.

paulo guedes
Para Guedes, a inflação não será temporária no mundo - Foto: Reprodução

Brasil precisou expandir os gastos

Paulo Guedes também afirmou que o Brasil é, provavelmente, o único país que removeu políticas expansionistas logo que a economia retomou, com a queda da pandemia do coronavírus e o retorno seguro ao trabalho.

De acordo com o ministro, o País voltou ao mesmo nível de gastos em proporção do PIB de antes da pandemia. No Fórum Econômico Mundial de Davos, Guedes voltou a repetir que o Brasil estava decolando antes da pandemia, mas precisou expandir os gastos para lidar com os mais vulneráveis.

De acordo com o ministro, há espaço fiscal para reagir a uma terceira ou quarta onda da covid-19. Segundo Guedes, os programas de 2020 e 2021 foram bem-sucedidos e estão prontos para serem repetidos caso a pandemia se agrave.

Representantes de BCs também participam do evento

Também participam do evento desta sexta-feira a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, o presidente do Banco do Japão, Kuroda Haruhiko, e a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva. Guedes foi o último a falar no evento. / com Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter