Fed pode acelerar ritmo de altas de juros se dados indicarem necessário, diz Powell
Se números da economia americana ainda se apresentarem forte, banco central americano pode aumentar juros acima do esperado
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, indicou que a autoridade monetária poderá ampliar o ritmo de aumento de juros e levá-los para um nível acim do esperado se a "totalidade dos dados" assim justificar, referindo-se aos dados ainda fortes que estão sainda da economia dos EUA.
Os comentários constam em discurso preparado para as sessões nas quais o banqueiro central participa nesta terça-feira, 7, e na quarta-feira, 8, no Congresso dos Estados Unidos.
"Os indicadores econômicos mais recentes vieram mais fortes do que o esperado, o que sugere que o nível final das taxas de juros provavelmente será mais alto do que o previsto anteriormente", ressaltou o presidente do Fed.
Powell reconheceu que a inflação arrefeceu nos Estados Unidos nos últimos meses, mas sinalizou que o processo de retorná-la à meta de 2% deve ser "acidentado". "A restauração da estabilidade de preços provavelmente exigirá que mantenhamos uma postura restritiva da política monetária por algum tempo", destacou. / Agência Estado
Leia mais:
- Descubra 5 grandes fundos de renda fixa que pagam 100% do CDI mesmo para o dinheiro picado
- Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) disparam e impactam fundos comprados nos papeis; confira
- Confira 7 fundos com baixa volatilidade, que batem o CDI, para diversificar e blindar a carteira
- Assessorias de investimento correm para lançar corretoras em 2023
- Banco do Brasil é destaque na lista de dividendos de março; confira agenda