Logo Mais Retorno
Economia

Dólar Ptax: a taxa que influencia no modo como você usa o seu dinheiro

O dólar Ptax é uma taxa que ajuda a definir o preço de um produto ou serviço comercializado na moeda oficial estadunidense. Saiba mais!

Data de publicação:28/12/2021 às 05:00 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

Se você acompanha as oscilações da moeda oficial americana, provavelmente já ouviu falar do dólar Ptax.

Consiste em uma taxa que é acrescentada a um produto ou serviço cotado em dólar, seja para a sua compra ou para a sua venda.

EUA e dragão da inflação

Mas como a Ptax é formada? Ela muda de um dia para o outro, como o câmbio? De que forma ela interfere nos investimentos? Confira.

O que é dólar Ptax?

O dólar Ptax é uma média ponderada das taxas nos preços de compra e venda, em dólar, em relação ao real. Ele serve para informar quantos reais equivalem ao dólar americano nas operações financeiras.

Lembrando que o dólar comercial, que é mais conhecido, tem seu preço definido por cotações variáveis de câmbio. Por isso, ele se trata de outra medida, diferente do dólar Ptax.

Da mesma forma, o dólar turismo também se distingue. Ele inclui a taxa de câmbio, a Ptax mais os impostos, por isso é o mais caro. Além de ser mais escasso, pois acontecem mais atividades financeiras e comerciais do que turísticas, no mundo.

Mas o que significa “Ptax”? 

Até 2014, no Sistema de Informações Banco Central (Sisbacen), havia uma transação chamada PTAX800. Ela era utilizada pelo público geral, para consultar as taxas de câmbio. A operação foi desativada, mas o sistema se manteve. 

Assim, como muitos agentes do mercado de câmbio já conheciam o Ptax, para facilitar, esse nome também permaneceu.

Como obter a Ptax?

Para que um produto ou serviço, comercializado em dólar, seja representado em real, os sistemas financeiros aplicam a Ptax.

Essa taxa é calculada todos os dias pelo Banco Central e sua base de cálculo é composta justamente pelas outras tarifas de compra e venda em dólar já aplicadas por alguns bancos brasileiros ou corretoras — dealers de câmbio.

Ptax Venda e Ptax Compra

Na Ptax Venda, o ponto de vista é do banco em relação ao cliente. Então quando uma pessoa compra um produto em dólar a taxa aplicada é a de venda. 

Já a Ptax Compra tem como referencial a relação entre o banco que o cliente usa e as instituições financeiras. Depois que o cliente comprou o produto e o banco aplicou a Ptax Venda, as instituições do Sistema Financeiro Nacional aplicam a Ptax Compra.

A título de curiosidade, a Ptax Venda geralmente é mais alta que a taxa de compra.

Ao receber as taxas que os dealers utilizam, o sistema exclui as duas Ptax Compra maiores e as duas Ptax Venda menores, ou seja, que estão no extremo. A partir dos números restantes, a média é feita nos quatro momentos do dia até o fechamento da taxa.

Caso um dealer, no período de um mês, tenha mais de 50% das suas cotações excluídas pelo sistema (por serem muito altas ou muito baixas), ele é descredenciado. 

Que horas sai a Ptax e onde ver a sua cotação?

As médias da Ptax são calculadas no site do Banco Central em quatro momentos do dia, nestes horários:

Entre 10h e 10h10
Entre 11h e 11h10
Entre 12h e 12h10
Entre 13h e 13h10

Às 13h30, aproximadamente, o portal publica o fechamento da Ptax. 

Ela é a média das quatro cotações já apuradas pelos dealers, tanto para a taxa de compra quanto para a de venda.

Para que serve essa taxa?

Agora que você entendeu o que é e como é obtida a taxa Ptax, você já deve imaginar como ela pode influenciar nas operações financeiras, principalmente dos traders.

Mas não é só isso, acordos entre empresas e até a definição do dólar comercial são influenciados pelo dólar Ptax.Veja:

Atividades turísticas

Quando um brasileiro se encontra no exterior, consumindo produtos ou serviços em dólar pelo cartão de crédito, o banco pode utilizar a Ptax se assim preferir. 

Geralmente, ele utiliza a taxa de dois dias atrás (D+2).

Importações e exportações

Quem trabalha com produtos importados também pode ter suas contas afetadas pela Ptax. Sobretudo por questões logísticas, o ajuste normalmente é feito com a taxa do mês, ou seja, com o dólar Ptax D+30. 

Lembrando que produtos importados não são apenas os eletrônicos que você provavelmente está imaginando. A farinha de trigo, por exemplo, normalmente chega ao Brasil por importação. 

Então quanto maior o dólar Ptax, que interfere no dólar comercial, mais caro você poderá pagar pelo pão do café da manhã.

Além disso, muitos acordos entre grandes empresas também utilizam essa Ptax mensal. 

Daí a expressão “briga da Ptax”, no qual os players (tanto quem compra quanto quem vende) defendem as taxas desejadas para que o fechamento final resulte em uma cotação vantajosa para eles pelos próximos 30 dias.

Investimentos

Os fundos de investimento que possuem ativos internacionais, sem proteção cambial, sofrem uma influência significativa da taxa Ptax. 

Assim como outros produtos financeiros mais avançados, a exemplo dos derivativos com futuros de dólar.

Mercado de dólar e Ptax: qual a relação?

Como já citamos, o Dólar Futuro é um dos produtos que mais se relacionam ao Ptax. 

Ele é basicamente um contrato no qual o investidor se compromete a comprar ou vender determinada quantia, em dólar, na data que ele propõe. 

Uma vez que o dólar Ptax está ligado diretamente a esse valor do dólar à vista, utilizá-lo no trading pode tornar as operações mais refinadas e estratégicas.

A especulação é uma das formas de utilização. Pois o lucro ou o prejuízo do investidor, no mercado de dólar, vai depender do preço do contrato escolhido e da oscilação real da moeda. 

Já o hedge é mais utilizado pelos empresários do ramo das importações, como proteção. 

Por exemplo, caso a taxa Ptax indique altas chances do dólar valorizar, a importadora pode sofrer perdas. Nesse cenário, ela compra contratos para que eles garantam a lucratividade e reduzam o impacto desse aumento no preço de custo.

Viu como o dólar Ptax pode ser relevante para suas finanças pessoais? A taxa ainda pode definir se você vai ter lucros ou perdas em algumas operações com dólar. Por isso, aproveite esses conhecimentos para investir melhor.

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!