Empresa

A Magazine Luiza (MGLU3) está na lista das ações mais atrativas dos últimos tempos, devido à valorização de 12.100% nos últimos 5 anos.

Foto: Magazine Luiza/Divulgação
Magazine Luiza

Mas será que os dividendos também são tão atrativos assim? É o que você irá conferir neste artigo!

Dividendo MGLU3

MGLU3 é a sigla para a Magazine Luiza, uma das maiores empresas varejistas do país. 

Considerada uma das ações mais negociadas da Bolsa, a companhia também paga dividendos regularmente aos seus acionistas.

Esta é uma maneira de gratificar os investidores pelo capital aplicado, além de atrair novos interessados. 

Nesse sentido, parte dos lucros é dividido entre os acionistas e o restante é investido na própria empresa, visando o crescimento exponencial da ação.

Segundo o portal de Relacionamento com o Investidor, os dividendos são distribuídos anualmente, a depender do lucro líquido recebido no período. 

Essa relação pode ser conferida no demonstrativo financeiro da companhia, que divulga os resultados a cada trimestre.

Segundo o Estatuto Social da Magazine Luiza, esse valor gira por volta dos 15% e é pago, conforme mencionamos, uma vez ao ano. 

Mesmo sendo um valor considerável para o mercado financeiro, é válido ressaltar que a empresa se enquadra no segmento growth stock. 

Isso significa ação de alto potencial de crescimento, onde a empresa investe grande parte dos lucros no crescimento dela mesma. Essa é uma ótima notícia para os acionistas, que tendem a lucrar também com a valorização do papel, e não somente com os dividendos.

O que é Dividendo?

Dividendo é como se chama uma parte dos lucros de uma empresa que é distribuída regularmente aos acionistas como uma gratificação. 

Segundo a B3 (Bolsa de Valores), as empresas poderão dividir no mínimo 25% dos lucros recebidos em um determinado período aos investidores.

Mas atenção: isso não é uma obrigatoriedade. Há empresas que não pagam essa gratificação, investindo todos os lucros nela mesma.

Quando ocorre, o recebimento dos dividendos se dá de acordo com o número de ações que você tiver em seu portfólio. Quanto mais ações, mais dividendos receberá. 

Fica a encargo da empresa decidir o quanto irá pagar e quando isso irá acontecer - se anualmente, o que é mais comum, ou mais vezes ao ano.

Como funciona o Dividendo?

Após a empresa comunicar ao mercado sobre os seus demonstrativos financeiros, com base nos lucros, uma parte será destinada aos investidores da companhia.

Mas para que isso ocorra, é necessário levar em consideração alguns fatores.

Primeiramente, é necessário que o Conselho Administrativo da empresa aprove e autorize determinada distribuição dos lucros.

Isso será feito após uma análise de capital, visando observar se a companhia pode realizar tal pagamento.

Logo, é necessário protocolar a decisão com a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) a fim de estabelecer o pagamento de dividendos e as datas que isso acontecerá.

Tendo todas as autorizações legais, a companhia estará apta a realizar o pagamento dos dividendos que cairá automaticamente nas contas dos acionistas na data especificada.

O que é MGLU3?

MGLU3 é o código das ações da Magazine Luiza, listada desta forma na Bolsa de Valores.

Esta é uma empresa varejista, que conta com mais de 900 lojas físicas em todo o território brasileiro além de um e-commerce onde as compras podem ser feitas online. 

A marca também é dona de nomes como Netshoes, Zattini e Shoestock, tornando-se um forte atrativo para investidores de todo o país.

Costuma pagar dividendos uma vez ao ano, girando por volta dos 15%. 

Resultado dos dividendos da MGLU3

No quarto trimestre de 2020, o balanço financeiro da MGLU3 divulgou excelentes resultados aos acionistas. 

O lucro líquido ajustado passou dos R$ 232 milhões, uma alta de mais de 30% referente ao mesmo período no ano anterior.

Deste valor, 0,11% foram distribuídos aos acionistas em forma de dividendos e 0,02% na forma de Juros Sob Capital Próprio. 

Para 2021, a empresa ainda não divulgou a data para o pagamento de dividendos.

Deseja se tornar um Investidor Especialista?

Então nós temos um presente para você!

Baixe agora mesmo, de maneira totalmente gratuita, o guia básico sobre os fundamentos que todo investidor precisa saber antes de mergulhar no mundo dos investimentos.

Acesse aqui

Imagem do autor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Visualizar Comentários

Empresa
Empresa
Economia
Empresa
Veja mais Ver mais