Logo Mais Retorno
Ações da Cosan caem mais de 2% com fim de acordo com a Porto Seguro
Empresa

Cosan adquire 4,90% do total de ações da Vale e mira atingir 6,5%; mercado não recebeu bem a notícia

As ações das duas empresas fecharam em queda nesta sexta-feira, 7

Data de publicação:07/10/2022 às 17:57 -
Atualizado 2 meses atrás
Compartilhe:

A Cosan anunciou nesta sexta-feira, 7, a aquisição de 4,9% do total de ações da Vale. A companhia planeja atingir uma participação de 6,5%, com a adição de uma fatia de 1,6% que ainda depende da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Com o aval, o montante poderá ser convertido em participação direta na mineradora. Por meio de fato relevante, a Cosan afirmou que "esse movimento é mais um passo na jornada de diversificação de portfólio da Companhia, investindo em ativos irreplicáveis nos setores em que o Brasil tem clara vantagem competitiva".

Cosan
Foto: Cosan/Reprodução Facebook

A operação foi financiada por uma combinação de linhas de crédito que incluem a emissão privada de notas comerciais e um financiamento atrelado a instrumentos derivativos.

"Temos grande admiração e respeito pela Vale, que é exatamente o tipo de empresa na qual buscamos investir: um ativo global único atuante em um setor fundamental para o Brasil e estratégico para a transição energética do mundo", afirma o CEO da Cosan, Luis Henrique Guimarães.

Após o anúncio, as ações da Vale, que vinham subindo com força desde a abertura do pregão, perderam fôlego e no fechamento do dia estavam perto da estabilidade, mas com recuo residual de 0,053%. As da Cosan, por sua vez, saíram de leilão figurando entre as maiores quedas do Ibovespa, e no encerramento dos negócios, apresentaram queda de 8,72%. /Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!

Inscreva-se em nossa newsletter

,