Imposto de Renda

Você pode ter acesso e declarar o seu IR pelo computador, tablet ou smartphone. A escolha é sua.

Embora o assunto continue sendo muito técnico e árido, fazer a declaração do Imposto de Renda se tornou uma tarefa bem mais simples, operacionalmente.

Cada ferramenta tem uma forma diferente de baixar o programa da declaração do IR2021

Quem teve de declarar em formulários em papel, preenchidos à mão, de fazer rascunho e passar a limpo para não errar, e depois ir ao banco ou unidade com entrega presencial sabe bem como foi essa simplificação.

Muitas vezes, o contribuinte caía na malha fina porque sua letra era ilegível e incompreensível, não porque a informação lançada estava errada.

Hoje você pode estar livre dessas preocupações, mas precisa ficar atento às informações que vai lançar na declaração do IR2021 para evitar erros, sem ter a declaração enroscada em malha fina.

Como usar cada dispositivo para declarar o seu IR

Se escolher o computador, você deve baixar e instalar o Programa Gerador da Declaração (PGD) do portal da Receita, (http://rfb.gov.br). Depois entre no “Meu Imposto de Renda”, um site com todas as informações sobre o imposto de renda, e opções de instalação de acordo com o sistema operacional da máquina.

É possível importar dados da declaração 2020 que estiverem gravadas no mesmo computador, como os dados pessoais, das fontes pagadoras de rendimentos tributáveis, a relação de bens e dados de pagamentos feitos a médicos, dentistas, planos de saúde, escola, etc., que deseja manter nesta declaração.

Há a opção ainda de fazer a declaração online acessando o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) também no site “Meu Imposto de Renda”. A declaração vem pré-preenchida, com muitos dados que a Receita já tem sobre sua vida financeira.

Para ter acesso à pré-preenchida é preciso ter certificado digital, ou o cadastro no sistema unificado no site do governo federal (gov.br). A pré-preenchida foi liberada nesta quinta-feira pela Receita Federal

Se escolher o smartphone ou tablet, você precisa ter o aplicativo APP IRPF, encontrado na loja virtual do Google play, ou App Stores, dependendo do sistema operacional, se Android ou IOs.  Acesse o serviço “Fazer Declaração”.

O uso do smarphone é recomendado a quem vai fazer a declaração simplificada, que exige o lançamento de menos itens.

Imagem do autor

Editora do Portal Mais Retorno.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Finanças Pessoais
Imposto de Renda
Imposto de Renda
Imposto de Renda
Veja mais Ver mais