Finanças Pessoais

Muitas pessoas acreditam erroneamente que para começar a investir é preciso ter um grande capital disponível. Logo, a primeira reação é recorrer à poupança. Entretanto, com a queda de juros, nem sempre essa é a melhor alternativa para fazer o seu dinheiro render. Você já parou para pensar onde investir 1500 reais?

Embora saber como investir 1500 reais seja uma dúvida muito comum para a maioria dos investidores iniciantes, é possível começar com um valor ainda menor e mesmo assim obter excelentes resultados.

Para tanto, é preciso avaliar uma série de fatores da sua vida pessoal e financeira, como fazer alguns ajustes nas contas e traçar metas alcançáveis a curto, médio ou longo prazo. Portanto, se você chegou até aqui e precisa de ajuda para entender como de fato fazer o seu dinheiro ter melhor rentabilidade, basta continuar a leitura.

Neste post vamos te mostrar:

Como investir 1500 reais

O primeiro passo para quem deseja investir 1500 reais é se organizar financeiramente para ir em busca de seus sonhos e objetivos. Afinal, para a maioria dos brasileiros, dispor desse montante nem sempre é uma tarefa fácil, portanto, exige muito esforço para reunir o valor citado para investimento.

Nesse contexto, é natural surgir muitas dúvidas sobre como investir o dinheiro que você batalhou para conquistar. A boa notícia é que, seguindo alguns cuidados básicos, é possível garantir retornos muito satisfatórios, a depender dos seus objetivos, é claro. Afinal, a maioria das alternativas dependem diretamente do prazo em que se pretende obter o retorno esperado.

Outro detalhe muito importante está associado aos conhecimentos necessários para fazer o seu dinheiro render mais. Em via de regra, não é necessária nenhuma especialização no mercado financeiro para garantir boas aplicações. Até porque já existem inúmeras plataformas que oferecem serviços interessantes para cuidar do seu investimento.

Por outro lado, saber como o mercado funciona e fazer análises criteriosas é um passo muito importante para otimizar as suas aplicações, mesmo que não seja um processo obrigatório.

Como é investir 1500 reais

O desejo de fazer bons investimentos e assim alcançar uma vida mais tranquila vem sendo amplamente transmitida em diferentes canais. Nos últimos anos, percebemos o quanto é importante poupar, sobretudo em momentos de instabilidade econômica e crise política. Contudo, investir não se trata apenas de obter lucro em razão do aporte aplicado.

Aqueles que estão em busca de um futuro diferente, podem se dispor a gastar menos do que ganha e assim reunir recursos para investir. Entretanto, para o fazê-lo com eficiência é preciso conhecer o mercado e, no mínimo, entender que existem diferentes alternativas para multiplicar o seu dinheiro.

É muito importante lembrar que escolher os produtos financeiros com cautela, pode contribuir para o processo natural de rendimentos, sem comprometer sua segurança financeira. Nesse contexto, investir 1500 reais passa não somente pelo valor em si, mas também diz muito a respeito do perfil de cada investidor.

De modo genérico, aplicar recursos em ações, fundos de investimentos, títulos públicos ou privados, entre outras modalidades tem muito a ver com a ideia de comprar barato para vender mais caro, para assim, agregar valor aos seus ativos, independente da modalidade escolhida.

A seguir, apresentaremos algumas alternativas que lhe podem ser extremamente úteis na hora de alcançar um bom retorno financeiro. Acompanhe!

Onde investir 1500 reais

Após entender mais sobre o seu perfil de investidor, estudar sobre o mercado e estabelecer metas e objetivos que deseja alcançar, é hora de dar o próximo passo em direção às aplicações que eventualmente lhe permitirão investir 1500 de modo bem-sucedido.

Como já destacamos anteriormente, algumas opções que devem ser consideradas são:

Portanto, se você deseja entender um pouco mais sobre como essas opções podem ajudá-lo a fazer o seu investimento render, confira, a seguir, como é e como funciona cada um destes cenários.

Mercado de ações

Diferente do que imagina a maioria das pessoas, o mercado de ações é uma excelente oportunidade para investir a partir de pouco dinheiro. Muitos ainda acreditam no mito de que para ingressar neste mercado é preciso dispor de grandes montantes. 

Na verdade, a única exigência para começar a negociar ações no pregão eletrônico é abrir uma conta em uma corretora de valores para ter acesso ao home broker. Em seguida, basta escolher os ativos mais interessantes para o seu perfil. Ademais, é importante lembrar também que não existe um aporte mínimo.

Embora as ações sejam negociadas a partir de lotes de 100 ações cada, se você preferir, pode acessar os lotes fracionários e adicionar à sua carteira ativos que custam até menos do que 10 reais cada. A vantagem é que, com 1500 reais você pode comprar diversas ações de uma empresa com potencial de crescimento.

Por outro lado, é importante ter atenção às oscilações do mercado, já que se trata de um investimento de alto risco e mais recomendado para pessoas que tenham objetivos de médio ou longo prazo — além de tolerarem riscos maiores.

Fundos de Investimento

Com o aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos, os fundos de investimentos passaram a ganhar maior destaque entre os investidores. 

Para se ter uma ideia, a captação líquida apresenta o melhor desempenho dos últimos meses, tendo em vista que somou cerca de 5,2 bilhões apenas no mês de julho de 2020, um aumento de 134,5% em comparação ao mesmo período de 2019.

Esse aumento se dá principalmente em razão da possibilidade de obter rendimentos melhores do que os disponíveis em ativos de renda fixa, por exemplo.

Atualmente, os fundos imobiliários em alta são aqueles de Renda Fixa e Multimercado, pois uma parcela considerável oferece retornos superiores ao CDI, sem contar a queda do risco desse tipo de operação.

Nesse contexto, os Fundos de Investimentos são, sem dúvida, alternativas que merecem atenção na hora de definir onde investir 1500 reais, sobretudo se você tem perfil moderado ou pretende montar uma carteira de investimentos diversificada.

Certificado de Depósito Bancário

O CDB, ou Certificado de Depósito Bancário é um investimento de renda fixa de títulos privados, já que são emitidos por bancos e instituições financeiras. De modo geral, a rentabilidade desse tipo de aplicação se dá de duas formas: prefixada e pós-fixada.

Dentre essas opções, o mais comum é que investidores optem pela rentabilidade pós-fixada indexadas ao CDI. Isso significa que o retorno corresponderá, na data de limite para resgate, ao valor aplicado mais o percentual do indicador do CDI, que pode ser, por exemplo, de 113%.

Além de ser um título com investimentos mais simples — já que basta fazer um aporte e resgatar o valor investido no prazo estabelecido — o CDB oferece garantias e, por isso, é bastante seguro. Sendo assim, uma ótima oportunidade para se investir 1500 reais.

Ao aplicar em CDB, você não perde o dinheiro que investiu mesmo se o banco emissor entrar em falência. Isso porque o fundo conta com a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (para valores de até 250 mil reais.

LCI e LCA

LCI e LCA são siglas que correspondem, respectivamente, às Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio. Esse tipo de investimento de renda fixa está atrelado aos títulos bancários, assim como o CDB.

A captação de recursos pelas instituições financeiras tem por objetivo principal subsidiar atividades do mercado imobiliário e setor de agronegócio. Portanto, é um excelente investimento, sobretudo para os interessados nesse tipo de segmento.

Além disso, apostar nas Letras de Crédito possibilita uma margem maior de diversificação da compra de ativos com 1500 reais. Em outras palavras, além de otimizar as possibilidades de ganhos, os riscos podem ser diluídos entre as demais aplicações.

Sobre a rentabilidade, o funcionamento é bastante semelhante ao que ocorre nos cálculos de CDB, isto é, prefixada ou pós-fixada. Sendo assim, antes de enviar a sua ordem de compras, é possível definir qual modelo melhor se adapta às suas metas e objetivos financeiros.

O diferencial dessas letras fica por conta da isenção de tributos, especialmente o Imposto de Renda. Por outro lado, é válido lembrar que existem prazos de carências para investimentos em LCI ou LCA. Portanto, o resgate dos valores aplicados deve respeitar o período de carência.

Tesouro Direto

Por fim, o Tesouro Direto não poderia ficar de fora da nossa lista para investimento de até 1500 reais. De modo geral, o tesouro trata-se de títulos públicos emitidos pelo Governo Federal. Diferente do CDB, LCI e LCA, os títulos são emitidos a partir da dívida ativa da união e funcionam como uma espécie de empréstimo para o Estado.

Em contrapartida dos recursos emprestados para financiamento da educação, saúde e infraestrutura, por exemplo, o governo oferece uma rentabilidade que lhe renderá bons retornos.

Os títulos públicos podem ser divididos entre categorias como:

A dica para investir o valor que você tem disponível é dar preferência para ativos do Tesouro Selic. Isso porque essa modalidade está atrelada à baixa volatilidade, sendo os rendimentos compatíveis ao índice da taxa básica de juros.

Nesse contexto, considerando que a taxa Selic é de 2% em janeiro de 2021, conforme anunciado pelo Copom, o rendimento de papéis atrelados a esse indexador será de 2% ao ano. 

Entretanto, a expectativa é de que o índice aumente, chegando a 2,88% até dezembro. Nesse caso, se o índice variar, os retornos seguirão essa mesma tendência.

Quanto rende investir 1500 reais

Como você pode ver, cada tipo de investimento está atrelado a uma rentabilidade diferente. Por isso, para entender quanto rende investir 1500 reais é preciso levar em consideração fatores como tempo de retorno, aplicação de taxas, impostos, variantes de tempo, entre outros.

O lado positivo em relação aos títulos prefixados, por exemplo, é a possibilidade de conhecer antecipadamente qual a taxa de rentabilidade das aplicações. Por outro lado, em razão da imprevisibilidade do mercado, investimentos de renda variável não oferecem um parâmetro claro sobre o retorno do investimento.

Sendo assim, para esse tipo de aplicação é recomendada apenas para ativos de longo prazo, pois os rendimentos tendem a aumentar de acordo com o tempo. Portanto, existem diferentes possibilidades do seu dinheiro render, e novamente é preciso entender qual o seu perfil e abertura para aceitar determinados riscos para melhorar o retorno.

Vale a pena investir 1500 reais

Antes de mais nada é muito importante deixar claro que qualquer valor poupado pode ser investido de maneira estratégica. Entretanto, é importante lembrar também a necessidade de realizar suas aplicações de forma consciente, para garantir um equilíbrio das contas e não comprometer sua saúde financeira. 

O investimento é uma ação recomendada para qualquer situação, desde que o montante para aporte não esteja comprometido com outros assuntos. Afinal, de nada adianta aplicar 1500 reais entre renda fixa e renda variável caso você tenha despesas pendentes.

Concluindo, o sucesso no mercado financeiro não é uma realidade que surge da noite para o dia. Isso porque é necessária uma mudança de vida, pois demanda estudo, muita dedicação e disciplina financeira. 

E então, o que achou do nosso conteúdo? Esperamos ter contribuído para que os seus resultados ocorram da melhor forma. Na hora de investir 1500 reais, lembre-se de aplicar as dicas e informações que trouxemos neste artigo.

Imagem do autor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Finanças Pessoais
Finanças Pessoais
Finanças Pessoais
Finanças Pessoais
Veja mais Ver mais