Logo Mais Retorno
Mercado Financeiro

Bolsas da Europa fecham em alta, recuperando perdas recentes

Mesmo com dados fracos da indústria na zona do euro, mercados engatam um dia de recuperação

Data de publicação:13/05/2022 às 15:28 -
Atualizado 11 dias atrás
Compartilhe:
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter Mais Retorno
  • Telegram Mais Retorno
  • WhatsApp Mais Retorno
  • Email Mais Retorno

As bolsas da Europa fecharam em alta, nesta sexta-feira, 13. O dia foi de recuperação, após perdas recentes. Mesmo um dado modesto da indústria da zona do euro não impediu o avanço, em jornada positiva também nas bolsas da Ásia e de Nova York. Com isso, a maioria das praças locais registrou ganho na semana.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 2,14%, em 433,48 pontos. Na comparação semanal, ele avançou 0,83%.

bolsas da europa

Na agenda de indicadores, a produção industrial da zona do euro recuou 1,8% em março ante fevereiro, pior que a previsão de baixa de 1,0% dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal. Segundo a Capital Economics, o dado mostrou o forte impacto da guerra na atividade no setor na região.

Além disso, alguns dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) continuavam a dar declarações públicas, com vários deles recentemente sinalizando aperto monetário adiante. Mario Centeno, também presidente do BC de Portugal, disse que o primeiro aumento do BCE deve vir em julho, mas reforçou que o processo de retirada de estímulos deve ocorrer de modo gradual.

Já o vice do BCE, Luis de Guindos, afirmou que a inflação ao consumidor deve perder fôlego no segundo semestre na zona do euro, mas ainda chegar ao fim do ano com avanço de entre 4% e 5%, na comparação anual. Guindos ainda ressaltou o aumento da incerteza, mas disse não prever recessão na zona do euro neste momento, embora tenha notado o "empobrecimento", com crescimento menor com a guerra na Ucrânia e a inflação elevada.

Nos mercados acionários, de qualquer modo, a recuperação prevaleceu. Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 2,55%, em 7.418,15 pontos. Na comparação semanal, o índice subiu 0,41%. Entre os bancos, Lloyds subiu 2,13% nesta sexta, enquanto a petroleira BP ganhou 3,64%.

Em Frankfurt, o índice DAX avançou 2,10%, a 14.027,93 pontos. Na semana, teve alta de 2,59%. E.ON foi o papel mais negociado, em alta de 4,63%, no setor de energia, em jornada de ganhos para o petróleo.

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 subiu 2,52%, a 6.362,68 pontos. Na comparação semanal, avançou 1,67%.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, registrou ganho de 2,05%, para 24.048,29 pontos, terminando na máxima do dia. Na semana, teve alta de 2,44%.

Em Madri, o índice Ibex 35 subiu 1,68%, a 8.338,10 pontos, com ganho de semanal de 0,19%.

O índice PSI 20, da Bolsa de Lisboa, fechou em alta de 0,88%, 5.705,12 pontos. Na semana, porém, ele caiu 1,91%. /Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!