Mercado Financeiro

Bolsa opera em queda, com Petrobras e Banco do Brasil; eleições e Copom seguem no radar

Setor financeiro e Petrobras pesam na Bolsa nesta quarta-feira

Data de publicação:26/10/2022 às 11:04 - Atualizado 2 anos atrás
Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 26, a Bolsa operava em queda de 0,97%, a 113.516 pontos, por volta das 11h00. O dólar registrava alta de 0,10%, cotado a R$ 5,32. Papéis da Petrobras e Banco do Brasil pesam no índice, com quedas de 1,70% e 2,35%, respectivamente. O mercado segue monitorando o cenário eleitoral brasileiro, a 4 dias do segundo turno das eleições presidenciais. No radar dos investidores, também está a decisão de juros pelo Comitê de Política Monetária, o Copom, do Banco Central.

O setor financeiro é destaque negativo na Bolsa nesta quarta. Antes da abertura do mercado, o Santander divulgou seu balanço do terceiro trimestre, que ficou abaixo do esperado pelo consenso. Em comparação ao trimestre anterior, o banco registrou queda de 23,5% no período, com lucro líquido de R$ 3,1 bilhões. Na abertura do mercado, os papéis despencavam 7%. Por volta das 11h00, a queda era menor, de 3,85%.

Bolsa opera em queda com investidores monitorando eleições | Foto: Reprodução

Outros destaques negativos no índice são as ações da B3, com queda de 1,08%, Bradesco cai 3,09% e Itaú recua 1,12%. Ações da Petrobras operam no campo negativo, com queda de 4,18%. Em relação à decisão de juros que será feita pelo Copom hoje, o mercado espera menos surpresas.

"Para a reunião, a nossa expectativa é de uma manutenção da taxa Selic em 13,75% a.a., cortes na taxa de juros devem ocorrer apenas no segundo trimestre de 2023. O Copom deverá ponderar sobre as incertezas domésticas e globais antes de qualquer decisão, pesando sobre os riscos altistas e baixistas divulgados na última ata".

Rafael Perez, economista da Suno Research

Bolsas Internacionais

Em Wall Street, os principais índices começaram o dia em queda. Por volta das 10h50, o índice Dow Jones avançava 0,07%, S&P recuava 0,62% e índice Nasdaq registrava queda de 1,52%. Investidores do mercado americano esperavam resultados melhores do terceiro trimestre de Alphabet, dona do Google, além de considerarem fraca a projeção de receita da Microsoft.

As bolsas na Europa operam sem direção definida, na véspera da decisão de juros pelo Banco Central Europeu (BCE), na expectativa de mais um aumento de 0,75 ponto percentual na taxa básica de juros. As bolsas asiáticas registraram alta em bloco pela primeira vez nesta semana, seguindo ânimo das bolsas americanas de ontem com expectativa de juros menos agressivos pelo Federal Reserve.

Leia mais:

Sobre o autor
Mari GalvãoRepórter de economia na Mais Retorno