Logo Mais Retorno

Siga nossas redes

  • Instagram Mais Retorno
  • Youtube Mais Retorno
  • Twitter Mais Retorno
  • Facebook Mais Retorno
  • Tiktok Mais Retorno
  • Linkedin Mais Retorno
luis de guindos alta da inflação
Economia

BCE está atento para avaliar se alta da inflação pode ser mais permanente

Vice-presidente do BCE afirma que seguem atentos a alta da inflação

Data de publicação:28/06/2021 às 14:05 -
Atualizado 3 anos atrás
Compartilhe:

Vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos afirmou nesta segunda-feira, 28, que a instituição está atenta para saber se avanços temporários da inflação podem dar lugar a efeitos posteriores "que poderiam se traduzir em um acontecimento mais permanente".

Durante discurso na Cúpula Financeira Europeia, ele lembrou que o BCE revisou em alta recentemente sua projeção para a inflação, mas segue esperando que ela "continue dentro de nossa meta no médio prazo".

luis de guindos alta da inflação
Luis de Guindos, vice-presidente do BCE, fala sobre alta da inflação

Guindos disse que a inflação anual subiu, mas atribuiu o movimento em sua maioria a fatores temporários, "incluindo um forte aumento nos preços de energia".

Agora, o BCE espera que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) fique em média em 1,9% em 2021, com um pico de 2,6% no quarto trimestre deste ano, antes de retornar a 1,5% em 2022 e a 1,4% em 2023, lembrou ele nesta segunda-feira. A meta do BCE é de quase 2%.

"Nós esperamos, portanto, que a inflação no médio prazo siga em nossa meta. De qualquer modo, estamos atentos às informações que saem para saber se a alta temporária na inflação dá lugar a efeitos secundários que poderiam se traduzir em um acontecimento mais permanente", afirmou Guindos.

Ainda segundo ele, a perspectiva econômica da zona do euro está melhorando, conforme a vacinação contra a covid-19 avança na região.

O vice do BCE também tratou, em seu discurso, dos bancos da zona do euro. Segundo ele, essas instituições no geral "suportaram bem" o choque da pandemia.

De qualquer modo, Guindos disse que os bancos mantêm "importantes riscos" e desafios estruturais de longo prazo para elevar sua lucratividade de modo sustentável. / Agência Estado

Sobre o autor
Mais Retorno
A Mais Retorno é um portal completo sobre o mercado financeiro, com notícias diárias sobre tudo o que acontece na economia, nos investimentos e no mundo. Além de produzir colunas semanais, termos sobre o mercado e disponibilizar uma ferramenta exclusiva sobre os fundos de investimentos, com mais de 35 mil opções é possível realizar analises detalhadas através de índices, indicadores, rentabilidade histórica, composição do fundo, quantidade de cotistas e muito mais!
Mais sobre

® Mais Retorno. Todos os direitos reservados.

O portal maisretorno.com (o "Portal") é de propriedade da MR Educação & Tecnologia Ltda. (CNPJ/MF nº 28.373.825/0001-70) ("Mais Retorno"). As informações disponibilizadas na ferramenta de fundos da Mais Retorno não configuram um relatório de análise ou qualquer tipo de recomendação e foram obtidas a partir de fontes públicas como a CVM. Rentabilidade passada não representa garantia de resultados futuros e apesar do cuidado na coleta e manuseio das informações, elas não foram conferidas individualmente. As informações são enviadas pelos próprios gestores aos órgãos reguladores e podem haver divergências pontuais e atraso em determinadas atualizações. Alguns cálculos e bases de dados podem não ser perfeitamente aplicáveis a cenários reais, seja por simplificações, arredondamentos ou aproximações, seja por não aplicação de todas as variáveis envolvidas no investimento real como todos os custos, timming e disponibilidade do investimento em diferentes janelas temporais. A Mais Retorno, seus sócios, administradores, representantes legais e funcionários não garantem sua exatidão, atualização, precisão, adequação, integridade ou veracidade, tampouco se responsabilizam pela publicação acidental de dados incorretos.
É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações ou qualquer outro conteúdo deste site por qualquer meio sem a prévia autorização de seu autor/criador ou do administrador, conforme LEI Nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.
® Mais Retorno / Todos os direitos reservados